Abstract:
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São vários os desafios enfrentados por professores de Física na prática docente
brasileira. As dificuldades de aprendizagem dos estudantes, a estrutura precária do
espaço escolar e a remuneração baixa são alguns deles. Associado a isso, o ensino
de Física é desconexo da realidade do estudante. É preconizada uma formação para
a resolução de provas, em que o espaço escolar se caracteriza como espaço de
treinamento para o mundo do trabalho. A formação cidadã, crítica e reflexiva se
distancia dessas práticas. Nesse sentido, a pedagogia freireana é um arcabouço
teórico fundamental para a análise e superação de práticas tradicionais, pautando-se
em pressupostos como a dialogicidade e a problematização para uma docência
problematizadora e libertadora. Reflexões de cunho dialógico e transformador,
entendidas como importantes na formação inicial de professores, foram inseridas
nos planos de ensino de disciplinas de estágios obrigatórios do curso de
Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Análises sobre a
efetividade de tais inserções também se apresentam como necessárias. Dessa
forma, a proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso é de analisar que aspectos
relacionados com a dialogicidade, a problematização e a contextualização, esta
última por ser indissociável das demais, são mobilizados no planejamento de aulas
de licenciandos em Física no contexto de seus estágios obrigatórios. O semestre
2023/2 foi selecionado, haja vista a oferta concomitante de todos os estágios de
regência (Estágios Supervisionados em Ensino de Física B, C e D) no referido
semestre. A análise textual discursiva foi utilizada como metodologia. Foram
analisados 15 planos de aula, sendo 6 do primeiro estágio de regência, 5 do
segundo e 4 do terceiro. Como resultado, aponta-se a presença de elementos de
problematização com base na realidade, problematização a partir de situações
cotidianas, perguntas contextualizadas e de perguntas conceituais. Para a
contextualização, foram encontrados elementos de problema social como contexto,
de narrativa histórica como contexto e de situações cotidianas como contexto. Para
a dialogicidade, foram encontrados elementos de diálogo como exigência
epistemológica e humanizadora, de diálogo em sua dimensão técnico instrumental,
de diálogo como acumulação linear de conhecimentos, de diálogo como técnica
motivacional e de diálogo como postura assistencialista. Destaca-se que elementos
de problematização, contextualização e dialogicidade mais próximos de uma
perspectiva crítico-transformadora foram encontrados em planos de aula de maior
duração e em planos de aula elaborados para o contexto da Educação de Jovens e
Adultos. Por fim, entende-se como necessárias pesquisas que aprofundem
investigações sobre a formação inicial e continuada visando articular o ensino de
Física à realidade do estudante. |