Articulação entre ensino de Física e realidade no contexto de planejamento de práticas de estágio

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Title: Articulação entre ensino de Física e realidade no contexto de planejamento de práticas de estágio
Author: Fortes, Lis Cristine
Abstract: São vários os desafios enfrentados por professores de Física na prática docente brasileira. As dificuldades de aprendizagem dos estudantes, a estrutura precária do espaço escolar e a remuneração baixa são alguns deles. Associado a isso, o ensino de Física é desconexo da realidade do estudante. É preconizada uma formação para a resolução de provas, em que o espaço escolar se caracteriza como espaço de treinamento para o mundo do trabalho. A formação cidadã, crítica e reflexiva se distancia dessas práticas. Nesse sentido, a pedagogia freireana é um arcabouço teórico fundamental para a análise e superação de práticas tradicionais, pautando-se em pressupostos como a dialogicidade e a problematização para uma docência problematizadora e libertadora. Reflexões de cunho dialógico e transformador, entendidas como importantes na formação inicial de professores, foram inseridas nos planos de ensino de disciplinas de estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Análises sobre a efetividade de tais inserções também se apresentam como necessárias. Dessa forma, a proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso é de analisar que aspectos relacionados com a dialogicidade, a problematização e a contextualização, esta última por ser indissociável das demais, são mobilizados no planejamento de aulas de licenciandos em Física no contexto de seus estágios obrigatórios. O semestre 2023/2 foi selecionado, haja vista a oferta concomitante de todos os estágios de regência (Estágios Supervisionados em Ensino de Física B, C e D) no referido semestre. A análise textual discursiva foi utilizada como metodologia. Foram analisados 15 planos de aula, sendo 6 do primeiro estágio de regência, 5 do segundo e 4 do terceiro. Como resultado, aponta-se a presença de elementos de problematização com base na realidade, problematização a partir de situações cotidianas, perguntas contextualizadas e de perguntas conceituais. Para a contextualização, foram encontrados elementos de problema social como contexto, de narrativa histórica como contexto e de situações cotidianas como contexto. Para a dialogicidade, foram encontrados elementos de diálogo como exigência epistemológica e humanizadora, de diálogo em sua dimensão técnico instrumental, de diálogo como acumulação linear de conhecimentos, de diálogo como técnica motivacional e de diálogo como postura assistencialista. Destaca-se que elementos de problematização, contextualização e dialogicidade mais próximos de uma perspectiva crítico-transformadora foram encontrados em planos de aula de maior duração e em planos de aula elaborados para o contexto da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, entende-se como necessárias pesquisas que aprofundem investigações sobre a formação inicial e continuada visando articular o ensino de Física à realidade do estudante.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263107
Date: 2024-12-12


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