Georreferenciamento de plantas cadastrais da extinta Rede Ferroviária Federal S/A por estacas (Itajaí-Agrolândia)

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Georreferenciamento de plantas cadastrais da extinta Rede Ferroviária Federal S/A por estacas (Itajaí-Agrolândia)

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Title: Georreferenciamento de plantas cadastrais da extinta Rede Ferroviária Federal S/A por estacas (Itajaí-Agrolândia)
Author: Vita, Amanda Alves
Abstract: O georreferenciamento das plantas cadastrais da extinta Rede Ferroviária Federal S/A do Brasil (RFFSA) constitui a base para identificação e localização de bens móveis e imóveis que compõem o patrimônio ferroviário. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o georreferenciamento de plantas cadastrais da extinta RFFSA por estacas. O método proposto envolve a identificação de estacas de referência em plantas cadastrais e imagens de satélite, a vetorização de estacas e eixo central da ferrovia, e o georreferenciamento das plantas cadastrais com base nas estacas vetorizadas como pontos de controle. No presente estudo, 6 plantas cadastrais do trecho Itajaí-Agrolândia (IA), denominadas de IAsn, IA001, IA002, IA003, IA004, IA005 foram georreferenciadas com 03 a 09 pontos de controle. A transformação geométrica Helmert forneceu melhor precisão no georreferenciamento das plantas cadastrais IAsn, IA002, IA003, IA004 e IA005 com 02 a 03 pontos de controle alinhados. A transformação geométrica de polinômio de grau 1 mostrou-se mais precisa no georreferenciamento da planta cadastral IA001 com 09 pontos de controle distribuídos em trecho curvilíneo. Os resultados demonstraram que os valores de RMS estão dentro do limite de tolerância para as plantas cadastrais georreferenciadas por diferentes transformações geométricas.The georeferencing of cadastral maps from the defunct Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) of Brazil forms the basis for identifying and locating movable and immovable assets that constitute the railway heritage. This study aims to present a methodological proposal for the georeferencing of RFFSA cadastral maps using stakes. The proposed method involves identifying reference stakes in cadastral maps and satellite images, vectorizing the stakes and the railway's central axis, and georeferencing the cadastral maps based on the vectorized stakes as control points. In this study, six cadastral maps from the Itajaí-Agrolândia (IA) segment, named IAsn, IA001, IA002, IA003, IA004, and IA005, were georeferenced with 3 to 9 control points. The Helmert geometric transformation provided the best accuracy for georeferencing the cadastral maps IAsn, IA002, IA003, IA004, and IA005 using 2 to 3 aligned control points. The first-degree polynomial geometric transformation proved more accurate for georeferencing the IA001 cadastral map, which utilized 9 control points distributed along a curvilinear section. The results demonstrated that RMS values are within the tolerance limits for cadastral maps georeferenced using different geometric transformations.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Geografia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263104
Date: 24-12-12


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