Title: | Guia para Avaliação Pedagógica de alunos com surdez no Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
Author: | Andrade, Fernanda Karen Bruggemann Faucz |
Abstract: |
A avaliação é um processo importante na prática educativa que permeia todo o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, deve ocorrer com o propósito de melhorar a aprendizagem dos educandos e a forma de ensiná-los. É por meio da avaliação que os professores coletam informações sobre o aprendizado dos educandos e definem as intervenções, caminhos e mudanças necessários no processo educativo. Este estudo tem como objetivo instrumentalizar os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) na avaliação pedagógica dos educandos surdos, através da elaboração de um guia com um conjunto de habilidades a serem observadas e avaliadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, adotou-se a metodologia de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando levantamento de dados bibliográficos e documentais. Para contribuir com a resposta ao problema, foi realizado um levantamento (survey) com aplicação de questionário aos professores e profissionais de apoio pedagógico que atuam diretamente com o público surdo. Esses profissionais atendem, avaliam e orientam as práticas pedagógicas. Os resultados mostraram que os professores valorizam uma avaliação qualitativa considerando contextos individuais e experiências de aprendizagem, abrangendo habilidades linguísticas, sociais, cognitivas e comportamentais. Alguns professores demonstraram incerteza sobre o que avaliar, destacando a necessidade de recursos claros. Foi desenvolvido um guia para o AEE, aplicável a todos os AEEs da Rede Regular de Ensino, abrangendo aspectos sociais, cognitivos, linguísticos e competências em libras e português escrito, com sugestões para incluir habilidades motoras, adaptativas e emocionais. A presença desse modelo auxiliará os professores a ter uma visão mais clara e abrangente sobre os alunos e, consequentemente, contribuiria no desenvolvimento e direcionamento de melhores estratégias de ensino. Espera-se que o Guia, elaborado como um recurso técnico para os professores do AEE Surdez e, por conseguinte, para os gestores da instituição, contribua para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Abstract: Assessment is an important process in educational practice that permeates the entire teaching-learning process. Therefore, it must occur with the purpose of improving students? learning and the way they are taught. It is through assessment that teachers collect information about students' learning and define the necessary interventions, paths and changes in the educational process. This study aims to equip professionals from the Atendimento Educacional Especializado (AEE) of the Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) in the pedagogical assessment of deaf students, through the elaboration of a guide with a set of skills to be observed and evaluated throughout the course teaching-learning process. To this end, an exploratory and descriptive research methodology was adopted, with a qualitative approach, using a survey of bibliographic and documentary data. To contribute to the answer to the problem, a survey was carried out with a questionnaire applied to teachers and pedagogical support professionals who work directly with the deaf public. These professionals assist, evaluate and guide pedagogical practices. The results showed that teachers value a qualitative assessment considering individual contexts and learning experiences, covering linguistic, social, cognitive and behavioral skills. Some teachers expressed uncertainty about what to assess, highlighting the need for clear resources. A guide for the AEE was developed, applicable to all AEEs in the Regular Education Network, covering social, cognitive, linguistic aspects and skills in Libras and written Portuguese, with suggestions to include motor, adaptive and emotional skills. The presence of this model will help teachers to have a clearer and more comprehensive view of students and, consequently, would contribute to the development and guidance of better teaching strategies. It is expected that the Guide, prepared as a technical resource for AEE Deafness teachers and, consequently, for the institution's managers, will contribute to improving the quality of the teaching-learning process. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262987 |
Date: | 2024 |
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PGCG0103-D.pdf | 1.869Mb |
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