Title: | É preciso aprender a voltar pra casa: a dimensão ético-estético-política da educação e do trabalho na saúde do campo no contexto das residências multiprofissionais em saúde da família com ênfase nas populações do campo no Brasil |
Author: | Lago, Thaiara Dornelles |
Abstract: |
Esta pesquisa documental teve por objetivo compreender a Dimensão Ético-estético-política (DEEP) da educação e trabalho na saúde, presente nos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase nas populações do Campo do Brasil. Traça-se um marco teórico que costura diálogos entre a ética e a construção da dimensão ético-estético-política, sua interface com a educação e o trabalho em saúde no SUS, bem como suas convergência epistemológicas com o movimento da reforma Sanitária Brasileira, a Bioética Latinoamericana e os estudos da colonialidade. A partir da análise dos projetos político-pedagógicos dos dois programas de Saúde do Campo existentes no país foram identificadas 89 unidades temáticas, 9 subcategorias a partir de seus agrupamentos de sentido chegamos a três categorias síntese que dão base à DEEP da educação e do trabalho em saúde do campo: a concepção de saúde do campo, a concepção de educação e do trabalho na saúde do campo e a instrumentalidade da saúde do campo, sustentadas por uma categoria transversal que indica valores e princípios constituintes dos projetos político-pedagógicos dos programas. A primeira categoria apontou uma concepção de saúde do campo ancorada na determinação social da saúde, trazendo elementos como a luta pela terra, o racismo como base dos conflitos fundiários, reconhecimento do território brasileiro como projeto colonial que estrutura a violência no campo bem como as resistências de permanecer nesses territórios, como a formação dos quilombos brasileiros. A segunda categoria destacou elementos que emergem do SUS que faz educação pelo trabalho através da educação popular, ressaltando a importância da interação com a realidade social e a problematização dos conhecimentos adquiridos para a vivência cotidiana de novas relações sociais. A terceira categoria instrumentalidade da Saúde e da Educação do Campo, abordou a organicidade dos programas de residência e as pedagogias adotadas, destacando a pedagogia da alternância, a mística e a organização em Núcleos de Base. Como categoria transversal, a quarta categoria trouxe valores morais, sociais, políticos distribuídos ao redor, como sustentação das demais categorias. A partir da identificação da DEEP da educação e do trabalho em saúde do campo aponta-se para a necessidade de traçar processos formativos que considerem a produção de educação e trabalho na saúde a partir dos territórios do campo, o que significa um esforço analítico para compreender a formação social do Brasil enquanto território atravessado pela colonização e como esse processo histórico implica na produção de valores e de saúde. Dialoga-se com os movimentos sociais do campo (MST e CONAQ) para produção de práticas colaborativas baseadas em valores que podem estruturar o cuidado em saúde em consonância com os territórios, tensionando os próprios princípios do SUS como a universalidade, traçando caminhos bioéticos fundamentados na autonomia, na solidariedade, no compartilhamento de saberes, na atuação vinculada ao territórios que serve de contexto às ações de saúde, à dignificação da vida e a equidade. Por fim, sintetiza-se a compreensão da DEEP da educação e do trabalho em saúde desenvolvida ao longo dessa dissertação na frase do pensador quilombola Antônio Nego Bispo ?É preciso aprender a voltar pra casa?, que sinaliza o que verificamos aqui: as nossas respostas estão nos lugares de onde nunca saíram, nos quilombos, nas aldeias, no campo brasileiro. Abstract: This documentary research aimed to understand the Ethical-Aesthetic-Political Dimension (DEEP) of education and work in health, present in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of the Family Health Multiprofessional Residency programs with an emphasis on rural populations in Brazil. A theoretical framework is outlined, weaving dialogues between ethics and the construction of the ethical-aesthetic-political dimension, its interface with education and health work in the SUS, as well as its epistemologicalconvergences with the Brazilian Health Reform movement, Latin American Bioethics, and coloniality studies. From the analysis of the political-pedagogical projects of the two existing rural health programs in the country, 89 thematic units and 9 subcategories were identified. Through the grouping of meanings, we arrived at three synthesis categories that underpin the DEEP of education and work in rural health: the concept of rural health, the concept of education and work in rural health, and the instrumentality of rural health, supported by a transversal category indicating values and principles constituting the programs' political-pedagogical projects. The first category indicated a concept of rural health anchored in the social determination of health, bringing in elements such as the struggle for land, racism as a basis for land conflicts, the recognition of Brazilian territory as a colonial project structuring rural violence, as well as the resistance to remaining in these territories, like the formationof Brazilian quilombos. The second category highlighted elements emerging from the SUS, which promotes education through work via popular education, emphasizing the importance of interaction with social reality and the questioning of acquired knowledge for the daily experience of new social relations. The third category, instrumentality of Rural Health and Education, addressed the organicity of residency programs and the pedagogies adopted, highlighting alternation pedagogy, mystique, and organization in Base Nuclei. As a transversal category, the fourth category brought moral, social, and political values as the support for the other categories. Based on the identification of the DEEP of rural health education and work, the need to design training processes that consider the production of education and health work from rural territories is highlighted. This involves an analytical effort to understand Brazil's social formation as a territory shaped by colonization and how this historical process influences the production of values and health. Dialogues are established with rural social movements (MST and CONAQ) to produce collaborative practices based on values that can structure health care in line with territories, challenging the SUS principles of universality and tracing bioethical paths grounded in autonomy, solidarity, knowledge-sharing, actions linked to territories that serve as the context for health actions, dignity of life, and equity. Finally, the understanding of the DEEP of education and work in health developed throughout this dissertation is synthesized in the words of quilombola thinker Antônio Nego Bispo, \"We need to learn to return home,\" which reflects our findings: our answers lie in the places they have never left?in quilombos, villages, and rural Brazil. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262980 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGSC0390-D.pdf | 4.388Mb |
View/ |