Ecological faërie: J. R. R. Tolkien?s supernatural poetics

DSpace Repository

A- A A+

Ecological faërie: J. R. R. Tolkien?s supernatural poetics

Show full item record

Title: Ecological faërie: J. R. R. Tolkien?s supernatural poetics
Author: Fouto, Rafael Silva
Abstract: John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), popularmente conhecido como J. R. R. Tolkien, é um dos mais famosos escritores contemporâneos de fantasia. O mundo ficcional criado pelo autor, denominado Arda e desenvolvido principalmente nas obras O Hobbit (1937), O Senhor dos Anéis (1954-1955) e, postumamente, O Silmarillion (1977), atinge um nível de realismo interno raramente igualado, com povos e línguas inspirados em culturas e locais do mundo real. No ensaio Sobre Estórias de Fadas (1939), Tolkien explora a ideia medieval de Faërie, o Reino Perigoso habitado por elfos, caracterizado por uma interpretação diferente da palavra sobrenatural, seguindo a sua raiz etimológica e significando uma ecologia intensificada e fantástica. Nessa perspectiva, o processo de escrita de Tolkien distingue-se de outras obras de fantasia pela intenção de criar uma narrativa mitológica dedicada à Inglaterra, envolvendo temas e mitos relevantes para a paisagem e cultura inglesas. Como filólogo e professor de línguas e literaturas medievais na Universidade de Oxford, o medievalismo de Tolkien tem um impacto profundo na sua escrita, marcada por um sentido de continuidade com aspectos e temas literários do passado. Nesse sentido, o conceito de Faërie e o sobrenatural são elementos centrais da sua escrita, influenciados pelo imaginário medieval celta e germânico sobre a natureza, o que convida uma leitura ecocrítica da sua obra. Com base nisso, esta pesquisa utiliza os conceitos ecológicos de ecologia sombria (Morton, 2016), actantes não humanos (Latour, 2004) e topofilia (Tuan, 1990), permitindo uma leitura da poesia de Tolkien sob a perspectiva do elemento não humano e sobrenatural. Esta tese investiga as abordagens poéticas de Tolkien à ecologia de fantasia inspirada na Idade Média, centrada na ideia de Faërie e informada pela cultura inglesa. Assim, este estudo analisa a sua poesia como uma ?semente artística? para aspectos que viriam a formar a sua prosa, bem como algo totalmente único dentro da sua obra. A leitura atenta de sua poesia é dividida em quatro ambientes diferentes, Faërie insular, florestal, rochosa e aquática, e mostra que Tolkien reutiliza vários elementos de ecofantasia de sua poesia em suas obras em prosa, especialmente em relação aos habitantes de Faërie e parte de suas paisagens, como os Elfos e suas ilhas e florestas sobrenaturais. Os poemas investigados recriam e reinventam elementos do folclore e da paisagem ingleses com base em moldes medievais celtas e germânicos, embora raramente rompam com esses moldes. Apesar da dependência excessiva nas perspectivas medievais, ideias subversivas estão presentes em poemas que discutem o Antropocentrismo contido na subjugação ecológica, seja através da arrogância de uma persona poética humana, seja por meio do posicionamento do não humano sobrenatural que age seguindo uma postura exploratória humana, gerando reflexão sobre o meio ambiente. Dessa forma, esta pesquisa conclui que a poética de fantasia de Tolkien possui uma ecologia heterogênea, ora trazendo perspectivas relevantes para o período do Antropoceno vivido no mundo primário, ora imersa apenas na realidade medieval de Faërie e no mundo imaginário criado pelo autor.Abstract: John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973), popularly known as J. R. R. Tolkien, is one of the most famous contemporary fantasy writers. The fictional world created by the author, called Arda and mainly developed in the works The Hobbit (1937), The Lord of the Rings (1954-1955), and posthumously The Silmarillion (1977), achieves a level of in-world realism rarely equaled, with peoples and languages inspired by real-world cultures and locations. In the essay On Fairy-Stories (1939), Tolkien explores the medieval idea of Faërie, the Perilous Realm inhabited by elves, characterized by a different interpretation of the word supernatural, following its etymological root and signifying an intensified and fantastic ecology. From this perspective, Tolkien?s writing process differs from other works of fantasy in its intention to create a mythological narrative dedicated to England, involving themes and myths relevant to the English landscape and culture. As a philologist and professor of medieval languages and literature at the University of Oxford, Tolkien?s medievalism has a profound impact on his writing, marked by a sense of continuity with aspects and literary themes from the past. In this sense, the concept of Faërie and the supernatural are central elements of his writing, influenced by medieval Celtic and Germanic imagery regarding nature, which invites an ecocritical reading of his work. On this basis, this research utilizes the ecological concepts of dark ecology (Morton, 2016), non-human actants (Latour, 2004), and topophilia (Tuan, 1990), allowing a reading of Tolkien?s poetry from the perspective of the non-human and supernatural element. This Dissertation investigates Tolkien?s poetic approaches to fantasy ecology inspired by the Middle Ages, centered around the idea of Faërie and informed by English culture. As such, this study analyzes his poetry as an ?artistic seed? for aspects that would come to form his prose, as well as something wholly unique within his oeuvre. The close reading of his poetry is divided into four different environments, insular, forest, rocky and watery Faërie, and shows that Tolkien reutilizes several ecofantasy elements of his poetry in his prose works, especially regarding the inhabitants of Faërie and part of its landscapes, such as the Elves and their supernatural islands and forests. The poems investigated recreate and reinvent elements of English folklore and landscape based on medieval Celtic and Germanic molds, although they rarely break away from such molds. Despite the overreliance on medieval perspectives, subversive ideas are present in poems that discuss the Anthropocentrism contained in ecological subjugation, whether through the hubris of a human poetic persona or through the positioning of the supernatural non-human who acts following a human exploitive stance, generating reflection about the environment. In this way, this research concludes that Tolkien's fantasy poetics has a disparate ecology, sometimes bringing relevant perspectives to the Anthropocene period lived in the primary world, sometimes immersed only in the medieval reality of Faërie and the imaginary world created by the author.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262934
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0965-T.pdf 4.055Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar