Tecnologia educacional para mulheres em abortamento: uma proposta metodológica guiada pelo modelo ADDIE

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Tecnologia educacional para mulheres em abortamento: uma proposta metodológica guiada pelo modelo ADDIE

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Title: Tecnologia educacional para mulheres em abortamento: uma proposta metodológica guiada pelo modelo ADDIE
Author: Coêlho, Luana Pereira Ibiapina
Abstract: Introdução: Na área da saúde, abortamento é a interrupção da gestação que pode ser espontânea ou voluntária; já o aborto, é o produto do abortamento. A Organização Mundial de Saúde define que o abortamento é caracterizado por morte embrionária ou fetal antes de 22 semanas de gestação ou com peso inferior a 500 gramas. As mulheres que vivenciam esta situação necessitam de orientações sobre os procedimentos que elas precisam, muitas vezes, serem submetidas e sobre os cuidados necessários para promoção e recuperação de sua saúde. Neste sentido, as tecnologias educacionais surgem como um recurso didático terapêutico, com capacidade de proporcionar o empoderamento do indivíduo frente ao processo saúde/doença, contribuindo para o autocuidado e qualidade de vida. Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional a ser utilizada por profissionais da saúde no processo de educação em saúde para mulheres em situação de abortamento. Método: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem quanti-qualitativa, para desenvolvimento de uma tecnologia educacional que auxilie nas orientações dos cuidados a mulheres em situação de abortamento. O presente estudo foi realizado em uma maternidade de um Hospital Universitário no sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada de fevereiro a setembro de 2023, em quatro etapas: entrevista semiestruturada com o público-alvo, pesquisa documental, construção da tecnologia educacional e validação da tecnologia educacional, respectivamente. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin para definir os conteúdos relevantes que compuseram a tecnologia educacional e pelo Índice de Validação de Conteúdo para validação do material, considerando adequado o valor igual ou maior que 0,78. Resultados: Na primeira etapa do estudo, foram entrevistadas quinzes mulheres e a partir dos seus depoimentos emergiram três categorias temáticas: (1) experiência das mulheres que vivenciaram a perda gestacional, (2) orientações sobre o procedimento: contribuição na assistência a mulher em situação de abortamento e (3) orientações sobre os cuidados na alta hospitalar: circunstâncias facilitadoras no processo de cuidar. Na pesquisa documental, trinta e seis estudos compuseram a amostra final. As evidências de orientações identificadas na literatura associadas às demandas elencadas pelas mulheres público-alvo, compuseram o conteúdo do infográfico. Produto: Infográfico composto por cinco telas, contemplando orientações para as mulheres quanto aos cuidados no abortamento. A tecnologia educacional teve seu conteúdo e aparência avaliada por três mulheres público-alvo e vinte e três profissionais da saúde. Foi realizada apenas uma rodada de validação, sendo a tecnologia considerada válida, com média global de Índice de Validação de Conteúdo igual a 0,93. Contribuições finais: Assim, diante deste momento tão delicado e desafiador na vida da mulher, o produto criado possui relevância na prestação de um cuidado integral, humanizado e seguro. Além de ser uma tecnologia que propaga informação para o público-alvo de forma rápida e clara, subsidiando os profissionais da saúde no processo de educação em saúde para mulheres em situação de abortamento.Abstract: Introduction: In the health sector, abortion is an interruption of pregnancy that can be voluntary or voluntary; Abortion, on the other hand, is the product of abortion. The World Health Organization defines abortion as characterized by uncaused embryonic or fetal death or the passage of products of conception before 22 weeks of gestation or weighing less than 500 grams. Women who have experienced this situation reveal guidance on the procedures they need, often being filed, and on the care needed to recover and restore their health. In this sense, educational technologies emerge as a therapeutic didactic resource, with the capacity to provide individual empowerment in the health/disease process, contributing to self-care and quality of life. Objective: Build and validate an educational technology to be used by health professionals in the health education process for women undergoing abortion. Method: This is a methodological study with a quantitative-qualitative approach, to develop an educational technology that helps guide care for women undergoing miscarriage. The present study was carried out in a maternity ward at a University Hospital in southern Brazil. Data collection was carried out from February to September 2023, in four stages: semi-structured interview with the target audience, documentary research, construction of educational technology and validation of educational technology, respectively. The analysis and interpretation of the results were carried out using Bardin's Content Analysis to define the relevant content that made up the educational technology and using the Content Validation Index to validate the material as appropriate, considering a value equal to or greater than 0,78. Results: In the first stage of the study, fifteen women were interviewed and from their statements three thematic categories emerged: (1) experience of women who experienced pregnancy loss, (2) guidance on the procedure: contribution to assistance to women undergoing miscarriage and (3) guidance on care at hospital discharge: facilitating circumstances in the care process. In the documentary research, thirty-six studies made up the final sample. The evidence of guidelines identified in the literature associated with the demands listed by the target women comprised the content of the infographic. Product: Infographic consisting of five screens, providing guidance for women regarding abortion care. The educational technology had its content and appearance evaluated by three target women and twenty-three health professionals. Only one round of validation was carried out, and the technology was considered valid, with a global average Content Validation Index of 0.93. Final contributions: Therefore, given this delicate and challenging moment in women's lives, the product created is relevant in providing comprehensive, humanized and safe care. In addition to being a technology that disseminates information to the target audience quickly and clearly, subsidizing health professionals in the health education process for women experiencing miscarriage.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262869
Date: 2023


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