Ergonomia e usabilidade na prática projetual do produto de vestuário: uma ferramenta de auxílio à etapa de criação com foco centrado no usuário

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Ergonomia e usabilidade na prática projetual do produto de vestuário: uma ferramenta de auxílio à etapa de criação com foco centrado no usuário

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Title: Ergonomia e usabilidade na prática projetual do produto de vestuário: uma ferramenta de auxílio à etapa de criação com foco centrado no usuário
Author: Varnier, Thiago
Abstract: No atual contexto produtivo da indústria de vestuário, é evidente o desenvolvimento acelerado de produtos de moda. No entanto, as práticas empresariais nesse setor tendem a priorizar a construção social, enfatizando os aspectos visuais e emocionais, em detrimento da pesquisa e desenvolvimento dos produtos. No entanto, ao criar, desenvolver e produzir produtos de vestuário que não consideram as reais necessidades dos usuários, estes tendem a ser descartados ou rejeitados, por não se adequar as expectativas de seus usuários. Dessa forma, o processo de desenvolvimento de produto de vestuário, pode ser projetado por meio de uma abordagem centrada no usuário, a fim de considerar os parâmetros que atendam aos requisitos de Ergonomia e Usabilidade. Neste sentido, o Design de Moda, ao utilizar os atributos da Gestão de Design, pode atuar na melhoria dos processos de projetos, desenvolvendo métodos e ferramentas com abordagens centradas nas necessidades dos usuários, com vistas a minimizar os problemas relacionados a falta de qualidade, conforto, função, saúde e segurança dos produtos de vestuário. Diante disso, esta tese teve como objetivo geral desenvolver uma ferramenta didática de auxílio à etapa de criação, na prática projetual do produto de vestuário, com foco na Ergonomia e na Usabilidade. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, e objetivos propositivo e explicativo, conduzida em quatro fases: Fundamentação Teórica (Fase 1), Diagnóstico (Fase 2), Desenvolvimento da Ferramenta (Fase 3) e Apresentação da Ferramenta (Fase 4). Utilizou-se como procedimentos técnicos, pesquisas bibliográficas e levantamentos por meio de questionários, grupo focal e observação qualitativa. O resultado principal da pesquisa é a ferramenta denominada ERGOM, que sistematiza, organiza e orienta a fase de criação de produtos de vestuário, com foco em Ergonomia e Usabilidade. A ERGOM permite que os projetistas compreendam as problemáticas da relação entre usuário e produto, otimizando o processo de desenvolvimento, e resultando em soluções mais confortáveis e funcionais. Essa eficácia é atribuída à estrutura clara e sequencial da ERGOM, que fornece orientações, exemplos práticos e recursos didáticos para facilitar a assimilação e aplicação dos conceitos. Nas discussões foi verificado que a ferramenta ERGOM orienta e sistematiza o processo criativo do produto de vestuário, proporcionando análises e definições de requisitos para projetos centrados no usuário. Além disso, a ERGOM integra e organiza dados sobre o usuário, contexto e produto, estimulando discussões em equipes de projeto e favorecendo a participação e o engajamento. Ainda, a ERGOM auxilia na tomada de decisões consensuais e fundamentadas. Com a aplicação da ERGOM, espera-se melhorar os processos de desenvolvimento de produtos, impulsionando a aprendizagem e a implementação efetiva e consciente dos princípios de Ergonomia e Usabilidade no contexto do desenvolvimento de produtos de vestuários, garantindo soluções com maior qualidade em termos de conforto, função, saúde, segurança e estética. Ao adotar uma abordagem centrada no usuário e considerar aspectos de Ergonomia e Usabilidade, na fase de criação do produto de vestuário, os designers de moda, em suas práticas de projeto, poderão desenvolver produtos que atendam de forma mais eficiente às necessidades e expectativas dos usuários.Abstract: In the current productive context of the fashion industry, the accelerated development of fashion products is evident. However, business practices in this sector tend to prioritize social construction, emphasizing visual and emotional aspects, at the expense of research and product development. However, by creating, developing, and producing clothing products that do not consider the real needs of users, they tend to be discarded or rejected for not meeting their users' expectations.Therefore, the clothing product development process can be designed through a user-centered approach to consider parameters that meet Ergonomics and Usability requirements. In this regard, Fashion Design, by utilizing attributes of Design Management, can improve design processes by developing methods and tools with user-centered approaches, aiming to minimize issues related to lack of quality, comfort, function, health, and safety of clothing products. Thus, the main objective of this thesis was to develop a didactic tool to assist the creation stage in the design practice of clothing products, with a focus on Ergonomics and Usability. It is an applied research with a qualitative approach and both propositional and explanatory objectives, conducted in four phases: Theoretical Foundation (Phase 1), Diagnosis (Phase 2), Tool Development (Phase 3), and Tool Presentation (Phase 4). The technical procedures employed included literature research and surveys through questionnaires, focus groups, and qualitative observation. The main outcome of the research is the tool called ERGOM, which systematizes, organizes, and guides the clothing product creation phase with a focus on Ergonomics and Usability. ERGOM enables designers to understand the issues related to the user-product relationship, optimizing the development process, and resulting in more comfortable and functional solutions. This effectiveness is attributed to the clear and sequential structure of ERGOM, which provides guidance, practical examples, and didactic resources to facilitate the assimilation and application of concepts. Discussions revealed that the ERGOM tool guides and systematizes the creative process of clothing product design, providing analyses and requirement definitions for user-centered projects. Additionally, ERGOM integrates and organizes data about the user, context, and product, stimulating discussions within design teams and fostering participation and engagement. Furthermore, ERGOM assists in making consensus-based and informed decisions. By applying ERGOM, it is expected to improve product development processes, driving learning and effective and conscious implementation of Ergonomics and Usability principles in the context of clothing product development, ensuring solutions with higher quality in terms of comfort, function, health, safety, and aesthetics. By adopting a user-centered approach and considering Ergonomics and Usability aspects in the clothing product creation phase, fashion designers in their design practices will be able to develop products that more efficiently meet the needs and expectations of users.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262856
Date: 2023


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