Title: | O ensino remoto emergencial: estratégias pedagógicas e metodológicas no ensino de arquitetura e urbanismo |
Author: | Maté, Cláudia |
Abstract: |
O ensino superior brasileiro passou por transformações significativas recentemente, especialmente devido a políticas públicas e normativas educacionais que facilitaram a expansão da educação à distância (EaD), tanto como parte dos currículos de cursos presenciais quanto na criação de cursos exclusivamente na modalidade EaD. A crescente demanda por cursos superiores com menor necessidade de presença física é impulsionada por transformações políticas, econômicas e culturais, envolvendo a aceleração do ritmo de vida, o aumento do tempo dedicado a deslocamentos e a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Apesar das resistências de entidades representativas, a EaD tornou-se uma realidade crescente, com números alarmantes de vagas e, em geral, precariedades estruturais. O contexto do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil experimentou um aumento significativo na oferta de cursos à distância, apesar das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2010 enfatizarem a importância da presencialidade, da prática e do espaço físico na formação desses profissionais. A expansão da EaD nesse campo ameaça a essência da educação ao comprometer a relação fundamental entre espaço e tempo na formação do arquiteto e urbanista. A pandemia da COVID-19 acelerou a migração para o ensino remoto emergencial (ERE), afetando especialmente disciplinas práticas que requerem interação presencial. No entanto, simultaneamente, introduziu novas metodologias, softwares e estratégias antes distantes do ensino presencial e à distância. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa é investigar as contribuições do ensino remoto emergencial, no contexto da pandemia da COVID-19, para o ensino superior em Arquitetura e Urbanismo, identificando estratégias pedagógicas e metodológicas que possam ser implementadas na estrutura curricular de cursos nas modalidades presencial e à distância. A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, com um caráter exploratório e descritivo, e está estruturada em três recortes temporais: pré-pandemia, durante a pandemia e pós-pandemia. Para os dois primeiros períodos, uma revisão bibliográfica abrangente foi conduzida, oferecendo um panorama sobre o estado atual do ensino superior em Arquitetura e Urbanismo, tanto na modalidade presencial quanto à distância, no Brasil e internacionalmente. A análise documental de fontes oficiais, como relatórios do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), complementou esta revisão. No último recorte temporal, conduziu-se um questionário direcionado a docentes de ensino superior em Arquitetura e Urbanismo no Estado de Santa Catarina, que ministraram aulas durante o ERE e continuam na docência. Este questionário, aplicado através do Google Forms e analisado por métodos quantitativos e qualitativos, visou identificar e compreender as metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem do ERE que foram consideradas positivas e que permanecem sendo utilizadas no ensino pós-pandemia. A pesquisa contribui para uma compreensão abrangente do ensino de Arquitetura e Urbanismo, destacando estratégias metodológicas e pedagógicas identificadas ao longo desse processo que podem aprimorar a formação acadêmica de arquitetos e urbanistas, sendo incorporadas na estrutura curricular dos cursos nas modalidades presencial e à distância. Abstract: Brazilian higher education has undergone significant transformations recently, especially due to public policies and educational regulations that have facilitated the expansion of distance education, both as part of the curricula of traditional in-person courses and through the creation of courses exclusively in the EaD modality. The increasing demand for higher education courses with reduced physical attendance requirements is driven by political, economic, and cultural transformations, including the accelerated pace of life, increased commuting time, and the influence of Information and Communication Technologies (ICTs). Despite resistance from representative entities, distance education has become an increasingly prevalent reality, with alarming numbers of vacancies and, in general, structural precarities. The context of Architecture and Urbanism education in Brazil has experienced a significant increase in the availability of distance learning courses, despite the 2010 National Curriculum Guidelines emphasizing the importance of in-person attendance, practice, and physical space in the training of these professionals. The expansion of distance education in this field threatens the essence of education by compromising the fundamental relationship between space and time in the training of architects and urban planners. The COVID-19 pandemic accelerated the migration to emergency remote teaching (ERT), particularly affecting practical disciplines that require in-person interaction. However, it simultaneously introduced new methodologies, software, and strategies previously distant from both in-person and distance education. In this context, the general objective of the research is to investigate the contributions of emergency remote teaching, in the context of the COVID-19 pandemic, to higher education in Architecture and Urbanism, identifying pedagogical and methodological strategies that can be implemented in the curricular structure of both in-person and distance learning courses. The research adopts a mixed-methods approach, combining qualitative and quantitative methods, with an exploratory and descriptive character, and is structured into three temporal segments: pre-pandemic, during the pandemic, and post-pandemic. For the first two periods, a comprehensive literature review was conducted, offering an overview of the current state of higher education in Architecture and Urbanism, both in-person and distance learning, in Brazil and internationally. The documentary analysis of official sources, such as reports from the Ministry of Education (MEC) and the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), complemented this review. In the last temporal segment, a questionnaire was conducted targeting higher education instructors in Architecture and Urbanism in the State of Santa Catarina, who taught during ERT and continue teaching. This questionnaire, administered via Google Forms and analyzed through quantitative and qualitative methods, aimed to identify and understand the ERT teaching and learning methodologies and strategies that were considered positive and remain in use in post-pandemic teaching. The research contributes to a comprehensive understanding of Architecture and Urbanism education, highlighting methodological and pedagogical strategies identified throughout this process that can enhance the academic training of architects and urban planners, being incorporated into the curricular structure of both in-person and distance learning courses. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262741 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PARQ0530-T.pdf | 3.298Mb |
View/ |