O impacto do tempo de participação em jogos na satisfação, motivação e desempenho de jovens escolares praticantes de futsal

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O impacto do tempo de participação em jogos na satisfação, motivação e desempenho de jovens escolares praticantes de futsal

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Title: O impacto do tempo de participação em jogos na satisfação, motivação e desempenho de jovens escolares praticantes de futsal
Author: Santos, Miguel Fagundes dos
Abstract: O estudo investiga o tempo de participação em jogos e o seu impacto na satisfação, motivação, orientação motivacional e desempenho nas atividades extracurriculares. O objetivo geral do trabalho foi avaliar o impacto do tempo de participação em jogos na satisfação, motivação e desempenho de jovens escolares praticantes de futsal. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza aplicada, de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 28 jogadores masculinos de futsal da iniciação esportiva do Colégio Evangélico de Jaraguá, com idades entre 11 e 13 anos. Foi utilizada a metodologia observacional para o tempo de participação em jogos e para o desempenho técnico em jogos, sendo este último avaliado pelo IET e seus componentes provenientes do instrumento TSAP. Ainda, os questionários SEYSQ, PLOC e TEOSQ para avaliar a satisfação, motivação e orientação motivacional. Como principais achados, os jogadores com maior tempo de jogo apresentaram maior número de ações técnicas, mas quando feito a tempo de jogo relativo, os valores se aproximam. Em relação a dimensão psicológica, os valores da satisfação, motivação e orientação motivacional não apresentam diferenças significativas quando comparados os grupos de maior e menor tempo de jogo, mas se verificam correlações entre os indicadores dessas variáveis para ambos os grupos (maior e menor tempo). Dessa forma, o trabalho demonstra que os fatores psicológicos de satisfação e motivação podem estar inter-relacionados, além de apontar para uma possível similaridade no desempenho técnico dos jogadores que mais e menos jogam se equilibrado o tempo de participação. Portanto, evidencia-se que o treinador deve estar atento ao controle de minutos dos jovens para que haja o desenvolvimento equilibrado de todos os alunos na modalidade.The study investigates playing time in games and its impact on enjoyment, motivation, goal orientation, and performance in extracurricular activities. The main objective of the research was to evaluate the impact of playing time on the enjoyment, motivation, and performance of school-aged futsal players. The study is characterized as descriptive, applied, and follows a quantitative approach. Twentyeight male futsal players from the sports initiation program at Colégio Evangélico de Jaraguá, aged between 11 and 13 years, participated in the study. Observational methodology was used to analyze playing time and technical performance during games, with the latter assessed using the IET and its components derived from the TSAP instrument. Additionally, the SEYSQ, PLOC, and TEOSQ questionnaires were applied to assess enjoyment, motivation, and goal orientation. Key findings indicate that players with greater playing time displayed a higher number of technical actions. However, when relative playing time is considered, the values converge. Regarding the psychological dimension, enjoyment, motivation, and goal orientation values did not show significant differences when comparing groups with more and less playing time. Still, correlations between the indicators of these variables were observed in both groups (higher and lower playing time). Thus, the study demonstrates that psychological factors, such as enjoyment and motivation, may be interrelated. Moreover, it suggests a potential similarity in the technical performance of players with more and less playing time when participation is balanced. Therefore, it highlights the importance for coaches to monitor young players' playing time to ensure balanced development for all participants in the sport.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262587
Date: 2024-12-18


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