GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM RELATÓRIOS DIVULGADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE NO TOM DAS NARRATIVAS EM PERÍODOS DE CRISE.
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Title:
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GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM RELATÓRIOS DIVULGADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE NO TOM DAS NARRATIVAS EM PERÍODOS DE CRISE. |
Author:
|
Esteban, Jessica Pereira Araujo
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Abstract:
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Este estudo tem como objetivo analisar o tom das narrativas presentes nos
relatórios de administração de empresas. Para tanto, a amostra foi composta por
empresas do setor de consumo cíclico, especificamente nos subsetores de Viagens e
Lazer e Utilidades Domésticas em diferentes períodos vividos em uma crise social e
econômica. Analisou-se o gerenciamento de impressão a partir do tom presente nas
narrativas comparado os períodos antes, durante e após a crise. A pesquisa possui
um caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa utilizando análise
documental. Diferencia-se por abordar três períodos distintos (antes, durante e após)
de uma situação de crise, bem como, por comparar setores que sofreram de maneiras
distintas durante este período. Os principais resultados indicam que os dois
subsetores apresentaram comportamentos distintos em suas narrativas, porém em
ambos o tom presente nas narrativas sofreu influência do cenário de crise. O subsetor
que sofreu maior impacto financeiro (maior redução da margem líquida) durante a
crise apresentou um tom mais pessimista, enquanto que o subsetor menos impactado
(menor redução da margem líquida), apesar de também diminuir o otimismo no tom
de seu discurso, apresentou oscilações amenas e manteve um tom otimista em todos
os períodos da análise. As empresas que sofreram maior redução na margem líquida
também demonstraram que o tom presente nos relatórios se torna mais negativo ao
passo que a margem de rentabilidade diminui e mais otimista quando a margem
apresenta melhora o que permite identificar que em períodos de crise a narrativa dos
relatórios muda. Convém destacar também, que à medida que a situação de crise foi
superada, o tom do discurso também acompanhou esta mudança e na mesma
direção. O estudo buscou contribuir para a discussão acerca da qualidade da
informação contábil pois ao compreender como o GI ocorre, pode-se averiguar
maneiras de identifica-lo. Os achados tem potencial de contribuir tanto na
compreensão das expectativas quanto na interpretação dos resultados e
consequentemente, para permitir enfrentar de maneira mais serena e segura este tipo
de situação. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262518
|
Date:
|
2024-11-19 |
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