GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM RELATÓRIOS DIVULGADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE NO TOM DAS NARRATIVAS EM PERÍODOS DE CRISE.

DSpace Repository

A- A A+

GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM RELATÓRIOS DIVULGADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE NO TOM DAS NARRATIVAS EM PERÍODOS DE CRISE.

Show full item record

Title: GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO EM RELATÓRIOS DIVULGADOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE NO TOM DAS NARRATIVAS EM PERÍODOS DE CRISE.
Author: Esteban, Jessica Pereira Araujo
Abstract: Este estudo tem como objetivo analisar o tom das narrativas presentes nos relatórios de administração de empresas. Para tanto, a amostra foi composta por empresas do setor de consumo cíclico, especificamente nos subsetores de Viagens e Lazer e Utilidades Domésticas em diferentes períodos vividos em uma crise social e econômica. Analisou-se o gerenciamento de impressão a partir do tom presente nas narrativas comparado os períodos antes, durante e após a crise. A pesquisa possui um caráter descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa utilizando análise documental. Diferencia-se por abordar três períodos distintos (antes, durante e após) de uma situação de crise, bem como, por comparar setores que sofreram de maneiras distintas durante este período. Os principais resultados indicam que os dois subsetores apresentaram comportamentos distintos em suas narrativas, porém em ambos o tom presente nas narrativas sofreu influência do cenário de crise. O subsetor que sofreu maior impacto financeiro (maior redução da margem líquida) durante a crise apresentou um tom mais pessimista, enquanto que o subsetor menos impactado (menor redução da margem líquida), apesar de também diminuir o otimismo no tom de seu discurso, apresentou oscilações amenas e manteve um tom otimista em todos os períodos da análise. As empresas que sofreram maior redução na margem líquida também demonstraram que o tom presente nos relatórios se torna mais negativo ao passo que a margem de rentabilidade diminui e mais otimista quando a margem apresenta melhora o que permite identificar que em períodos de crise a narrativa dos relatórios muda. Convém destacar também, que à medida que a situação de crise foi superada, o tom do discurso também acompanhou esta mudança e na mesma direção. O estudo buscou contribuir para a discussão acerca da qualidade da informação contábil pois ao compreender como o GI ocorre, pode-se averiguar maneiras de identifica-lo. Os achados tem potencial de contribuir tanto na compreensão das expectativas quanto na interpretação dos resultados e consequentemente, para permitir enfrentar de maneira mais serena e segura este tipo de situação.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262518
Date: 2024-11-19


Files in this item

Files Size Format View
TCC _ Jessica Esteban_versão final (1) (1).pdf 780.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar