O Processo de Avaliação das Atividades de Prática como Componente Curricular no curso diurno de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina

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O Processo de Avaliação das Atividades de Prática como Componente Curricular no curso diurno de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Beatriz
dc.contributor.author Geremia, Giovana Garrido
dc.date.accessioned 2024-12-20T16:12:40Z
dc.date.available 2024-12-20T16:12:40Z
dc.date.issued 2024-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262415
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. pt_BR
dc.description.abstract A Prática como Componente Curricular (PCC) é um dos componentes dos cursos de licenciatura e objetiva, entre outros aspectos, a reflexão sobre a prática docente. Trabalhos apontam dificuldades em sua implementação relacionadas principalmente à falta de compreensão e de sua definição pelos docentes e seus alunos, ao seu inadequado modo de desenvolvimento e seus objetivos pouco relacionados à prática docente. Sendo a avaliação uma importante tarefa de docentes universitários e considerando a importância da PCC na formação docente, esta investigação buscou identificar e analisar os processos de avaliação de atividades da PCC no Curso diurno de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram realizadas análises no Projeto Pedagógico (PP) e nos planos de ensino de disciplinas obrigatórias que possuem carga horária deste componente curricular. Organizaram-se os resultados em dois blocos: sobre a carga horária de PCC nas disciplinas e seu percentual da nota final; e sobre as propostas de avaliação dessas atividades. Como resultados, identificou-se que pouco se fala sobre a avaliação dessas atividades no PP, porém, esse documento traz algumas possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes, além de explicar o que é a PCC e seus objetivos. Em relação aos planos de ensino, muitos atribuem à PCC uma nota, o que pode acarretar em uma classificação numérica dos estudantes e não refletir de maneira apropriada seu aprendizado. Essas notas, quando presentes, possuem uma porcentagem significativa na nota final da disciplina, o que pode demonstrar uma preocupação com o desenvolvimento de saberes pedagógicos. A distribuição dessa carga horária por departamentos se dá equitativamente, o que poderia ser repensado com estratégias mais apropriadas de acordo com o perfil de licenciados almejado. Quanto às propostas de avaliação, a produção de materiais didáticos é mais frequente como atividade, o que pode estar relacionado ao senso comum da palavra “prática”. Ademais, foram identificadas atividades de elaboração de estratégias didáticas, discussão de temas e análise de materiais ou situações, que se relacionam mais profundamente com os objetivos da PCC de formação docente. Foram observadas disciplinas que não especificam a atividade que será realizada, seja por não existir essa informação nos planos de ensino, ou devido a proposta ser livre. Seus critérios avaliativos são vagos, o que pode se relacionar com a falta de objetivos claros e bem delimitados. Ainda, viu-se que existem disciplinas que realizam atividades que não podem ser consideradas como PCC pois não se relacionam com a prática profissional docente. Nos planos de ensino, a maioria apenas menciona a distribuição de peso das notas, demonstrando um entendimento de avaliação como medida quantitativa. Quanto à seção de objetivos, a maioria possui objetivos pedagógicos, apesar de nem sempre se relacionarem com as atividades. Por fim, a maioria das disciplinas possui a discussão das PCCs no cronograma, porém, este período se encontra ao final do semestre, não havendo espaço registrado para seu desenvolvimento ao longo do processo. A avaliação das PCCs pode ser repensada de maneira processual, retomando os objetivos previamente formulados, evitando que seja apenas uma ferramenta de verificação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Prática como Componente Curricular pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title O Processo de Avaliação das Atividades de Prática como Componente Curricular no curso diurno de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Schmitt, Matheus D'Avila


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TCC Giovana Garrido Geremia (1).pdf 683.9Kb PDF View/Open

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