Title: | Inovações sociais em circuitos curtos de comercialização de alimentos orgânicos: estudo de uma ação coletiva entre agricultores e serviços de alimentação em Florianópolis/SC/Brasil |
Author: | Pugas, Adevan da Silva |
Abstract: |
Esta tese debruça-se sobre as dinâmicas socio-organizativas na construção de iniciativas de circuitos curtos de comercialização (CCC) de alimentos, entendendo-as enquanto inovações sociais em potencial. O tópico das inovações sociais tem despertado interesse crescente de pesquisadores e desenvolvedores de políticas públicas, diante do seu potencial em gerar respostas endógenas, contextuais e adequadas às necessidades sociais de atores em contextos de vulnerabilidade. Nos últimos anos, esse interesse passou a ser mobilizado em estudos envolvendo a temática da alimentação, especialmente das redes agroalimentares alternativas e os CCC. No entanto, poucos estudos têm explorado as interações entre atores, e suas contribuições na construção de inovações sociais. A pesquisa objetivou analisar a dinâmica socio-organizativa na construção de uma iniciativa de circuitos curtos de comercialização de alimentos com potencial inovador envolvendo serviços de alimentação e organizações de agricultores orgânicos do entorno de Florianópolis. O trabalho compreende uma pesquisa-ação, desenvolvida partir da abordagem qualitativa, constituindo-se num estudo de caso desenvolvido entre os anos de 2021 e 2023. Os dados foram coletados por meio de questionários, grupos focais, observação participante, análise documental e análise de bibliografias locais/regionais. As análises foram apresentadas a partir da articulação de três artigos que compõem a tese, os quais mobilizam diferentes abordagens teóricas: inovação social, circuitos curtos de comercialização, a teorias da ação coletiva, as redes de cidadania agroalimentar e os ecossistemas de inovação social. A partir das análises que compõem a tese, apreendeu-se que a construção de inovações sociais em torno de CCC compreende um processo atravessado por diferentes dimensões, as quais impactam na dinâmica dos atores envolvidos, e consequentemente, no desenvolvimento das iniciativas. Um desses aspectos evidenciados compreende a dimensão mercadológica, associada ao interesse dos atores, a busca pelo atendimento a condicionantes ou expectativas para participarem de inciativas de CCC, geralmente ligadas a questões econômicas. O estudo também evidencia uma dimensão socioestrutural que compreende os arranjos locais, redes de atores, dinâmicas socio-organizativas e trajetórias de inovação, que se apresentam oportunas para alavancar processos associativos e colaborativos. Por fim, o estudo evidencia uma dimensão de agência, que abrange os atores imbuídos na gestão dos processos coletivos, e na adoção de estratégias para a articulação, sensibilização e mobilização de atores sociais para a construção de inovações em CCC. Verificou-se que a construção de inovações sociais em torno de CCC compreende um processo resultante da articulação, sensibilização e mobilização de diferentes atores sociais, que se distingue de outras inovações pela complexidade que envolve os processos comerciais, mesmo em contextos de aproximação entre a produção e o consumo. Neste sentido, conclui-se que este tipo particular de ação coletiva compreende um processo complexo, em que se devem considerar aspectos altruístas ? como valorização dos agricultores, a produção local e a promoção de práticas de consumo saudáveis e sustentáveis ? mas também manter-se um olhar sensível às questões econômicas, para as quais incentivos, mediação e processos de sensibilização devem ser contextualmente administrados. Ademais, é pertinente identificar e mobilizar trajetórias de inovações, redes e dinâmicas socio-organizativas previamente existentes, como forma de potencializar processos de articulação, sensibilização e mobilização dos atores sociais envolvidos, aspectos chaves no desenvolvimento de experiências bem-sucedidas. Abstract: This thesis examines the socio-organizational dynamics in the construction of short food supply chains (SFSC) initiatives, considering them as potential social innovations. The topic of social innovations has garnered increasing interest from researchers and policymakers due to its potential to generate endogenous, contextual, and adequate responses to the social needs of actors in vulnerable contexts. In recent years, this interest has been extended to studies involving food systems, particularly alternative agri-food networks and SFSC. However, few studies have explored the interactions among actors and their contributions to the development of social innovations. The research aimed to analyze the socio-organizational dynamics in constructing an innovative SFSC initiative involving food services and organic farmers' organizations around Florianópolis. This work constitutes an action-research study developed through a qualitative approach, constituting a case study conducted between 2021 and 2023. Data were collected through questionnaires, focus groups, participant observation, document analysis, and local/regional bibliographic analysis. The analyses are presented through the articulation of three articles that comprise the thesis, mobilizing different theoretical approaches: social innovation, short food supply chains, collective action theories, agri-food citizenship networks, and social innovation ecosystems. From the analyses within the thesis, it was found that the construction of social innovations around SFSC is a process influenced by various dimensions, impacting the dynamics of the involved actors and, consequently, the development of the initiatives. One highlighted aspect is the market dimension, associated with the actors' interests and the search to meet conditions or expectations for participating in SFSC initiatives, usually linked to economic issues. The study also highlights a socio-structural dimension, encompassing local arrangements, actor networks, socio-organizational dynamics, and innovation trajectories, which are timely for leveraging associative and collaborative processes. Lastly, the study emphasizes an agency dimension, covering the actors involved in managing collective processes and adopting strategies for articulation, awareness-raising, and mobilization of social actors for constructing SFSC innovations. It was found that building social innovations around SFSC is a process resulting from the articulation, awareness-raising, and mobilization of different social actors, distinguishing itself from other innovations by the complexity involving commercial processes, even in contexts of proximity between production and consumption. In this sense, it is concluded that this particular type of collective action comprises a complex process, which should consider altruistic aspects ? such as valuing farmers, local production, and promoting healthy and sustainable consumption practices ? but also maintaining a sensitive view towards economic issues, for which incentives, mediation, and awareness-raising processes should be contextually managed. Additionally, it is pertinent to identify and mobilize pre-existing innovation trajectories, networks, and socio-organizational dynamics to enhance the articulation, awareness-raising, and mobilization processes of the involved social actors, which are key aspects in developing successful experiences. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262356 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PAGR0533-T.pdf | 2.791Mb |
View/ |