Os impactos da implementação da reforma do Novo Ensino Médio: um olhar sobre uma escola da rede pública e uma escola da rede privada em Florianópolis

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Os impactos da implementação da reforma do Novo Ensino Médio: um olhar sobre uma escola da rede pública e uma escola da rede privada em Florianópolis

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Title: Os impactos da implementação da reforma do Novo Ensino Médio: um olhar sobre uma escola da rede pública e uma escola da rede privada em Florianópolis
Author: Paulino, Natália Pinheiro
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso busca discutir as mudanças no currículo da educação básica no Brasil, apresentar o contexto histórico e político do currículo educacional brasileiro, sendo eles, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analisar os impactos da BNCC nas escolas de educação pública e na educação privada, com a reforma do Novo Ensino Médio, na tentativa de especificar como se deu o processo de implementação da BNCC em escolas da rede pública e da rede privada em Florianópolis/SC. A partir disso, busca-se entender quais foram as dificuldades, os desdobramentos da BNCC no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCEM), e sua implementação no Ensino Médio, considerando a carga horária das disciplinas, nos conteúdos obrigatórios, a inserção dos itinerários formativos, a forma que as relações econômicas intensificam a desigualdade de acesso aos conhecimentos pelos estudantes da rede pública. Para tanto, foram feitas análises documentais no Currículo Base do Território Catarinense, em matrizes curriculares de uma escola da rede pública de ensino e de uma escola de rede privada, também foram realizados levantamentos bibliográficos. Desta forma foi possível identificar fragilidades na Escola Pública na implantação do Novo Ensino Médio, uma redução de conteúdos específicos de área de conhecimento, a desigualdade de acesso aos conhecimentos e aos recursos entre escolas públicas e privadas, que comprometem a qualidade e a equidade da educação, especificamente no Ensino Médio, consequentemente reduzindo o acesso ao conhecimento e também ao Ensino Superior pelos estudantes da rede pública.This course conclusion work seeks to discuss the changes in the basic education curriculum in Brazil, present the historical and political context of the Brazilian educational curriculum, among them, the National Curricular Parameters (PCNs), the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN), the General National Curricular Guidelines for Basic Education (DCNs) and the National Common Curricular Base (BNCC), to analyze the impacts of the BNCC on public schools and private education, with the reform of the New High School Education, in an attempt to specify how the process of implementing the BNCC took place in public and private schools of Florianópolis/SC. From this, we sought to understand what the difficulties were, the developments of the BNCC in the Base Curriculum for High School Education in the Catarinense Territory (CBTCEM), and its implementation in High School Education considering the course load of subjects, the mandatory contents, the insertion of itinerary training, the way in which economic relations intensify inequality of access to knowledge for students in public schools. To this end, document analyses were carried out in the Base Curriculum of the Catarinense Territory, in curricular matrices of a public school and a private school, and bibliographical surveys were also conducted. In this way, it was possible to identify weaknesses in public schools in the implementation of the New High School, reduction of specific content in the area of knowledge, inequality of access to knowledge and resources between public and private schools, which in turn compromise the quality and equity of education, specifically in high school, reducing the access of public school students to higher education.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262330
Date: 2024-12-11


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