dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Soethe Parucker, Viviane Lilian |
|
dc.contributor.author |
Correa Pinto, Antônio Marcos |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T20:13:29Z |
|
dc.date.available |
2024-12-19T20:13:29Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262327 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O desmantelamento de navios é uma atividade essencial para o setor naval,
especialmente devido ao aumento contínuo da frota mundial e à necessidade de uma
destinação ambientalmente adequada para embarcações fora de operação. Este
trabalho investiga os principais desafios e técnicas aplicadas ao desmantelamento de
navios no Brasil e no mundo, analisando práticas e regulamentações existentes e
sugerindo alternativas para o desenvolvimento sustentável dessa atividade. Com o
intuito de identificar os riscos envolvidos, a pesquisa explora o manuseio de materiais
perigosos, como amianto e metais pesados, além de discutir as consequências
ambientais e ocupacionais decorrentes da falta de uma estrutura regulatória
consolidada no país. A metodologia aplicada inclui uma revisão bibliográfica de fontes
acadêmicas e normativas, bem como a aplicação de um questionário junto a gestores
de estaleiros e profissionais do setor naval, visando compreender as percepções
sobre os obstáculos e oportunidades relacionados ao desmantelamento sustentável.
Os resultados indicam que, embora haja um interesse crescente pelo setor de
desmantelamento, ele enfrenta desafios significativos, como a ausência de
regulamentações específicas e a infraestrutura limitada nos estaleiros nacionais. Além
disso, a pesquisa identificou que a adoção de práticas inovadoras, como automação
e monitoramento ambiental é limitada no Brasil, contrastando com alguns países que
já integram essas tecnologias ao processo de desmantelamento. As conclusões
destacam a necessidade de maior incentivo governamental e de parcerias públicoprivadas para que o país possa desenvolver uma indústria competitiva e alinhada às
melhores práticas internacionais. Recomenda-se a criação de diretrizes nacionais
específicas, que possam assegurar a segurança do trabalhador e a proteção
ambiental, bem como promover o fortalecimento da economia circular no setor naval. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ship dismantling is a crucial activity in the naval sector, especially in light of the
continuous growth of the global fleet and the need for environmentally adequate
disposal of decommissioned vessels. This study investigates the main challenges and
techniques applied to ship dismantling in Brazil, analyzing existing practices and
regulations, and proposing alternatives for the sustainable development of this activity.
Aiming to identify the inherent risks, the research explores the handling of hazardous
materials, such as asbestos and heavy metals, and discusses the environmental and
occupational consequences of Brazil's lack of a consolidated regulatory framework.
The methodology includes a bibliographic review of academic and regulatory sources,
as well as a questionnaire conducted with shipyard managers and professionals from
the naval sector, seeking to capture perceptions about the obstacles and opportunities
related to sustainable dismantling. The results indicate that, despite growing interest
in the ship dismantling sector, it faces significant challenges, such as the absence of
specific regulations and limited infrastructure at national shipyards. Furthermore, the
study found that the adoption of innovative practices, such as automation and
environmental monitoring, remains limited in Brazil, contrasting with countries that
have already integrated these technologies into their dismantling processes. The
conclusions highlight the need for increased government incentives and public-private
partnerships to help Brazil develop a competitive industry aligned with international
best practices. It is recommended that specific national guidelines be established to
ensure worker safety and environmental protection, as well as to promote the growth
of the circular economy within the naval sector. |
pt_BR |
dc.format.extent |
77f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
desmantelamento de navios |
pt_BR |
dc.subject |
sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
economia circular |
pt_BR |
dc.title |
Desmantelamento de navios: procedimentos, riscos e gestão de materiais perigosos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |