dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Junior, Pedro Paulo de Andrade |
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dc.contributor.author |
Calvo, Bruno Fernandes Trotta Telles |
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dc.date.accessioned |
2024-12-19T16:24:09Z |
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dc.date.available |
2024-12-19T16:24:09Z |
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dc.date.issued |
2024-12-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262285 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O setor portuário desempenha um papel essencial no comércio global, sendo responsável pela
movimentação de grandes volumes de cargas e demandando gestão eficiente para garantir
sustentabilidade e competitividade. Em terminais especializados em cargas rolantes a
otimização dos custos operacionais é crucial para o uso eficiente de recursos e para a
maximização dos retornos financeiros. Este estudo investiga a influência dos custos
operacionais sobre o valuation de um terminal dedicado a cargas rolantes, com foco no terminal
PAR12, no Porto de Paranaguá. Por meio de análises baseadas em dados da ANTAQ, foram
determinadas as quantidades ideais de recursos para diferentes volumes de carga movimentada,
considerando restrições de espaço, tempo e recursos financeiros. Destaque especial foi dado à
determinação da curva ideal de mão de obra, ferramenta essencial para alinhar custos
operacionais à eficiência do terminal. Além disso, foi realizada a análise de sensibilidade
através das variáveis-chave de quantia de mão de obra em relação à curva ideal por volume de
carga movimentada, e o percentual de ocorrência das variações em relação ao total de operações
realizadas durante o período de exploração do terminal, demonstrando como pequenas
alterações nesses parâmetros podem impactar significativamente o valuation. A aplicação do
método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) possibilitou o desenvolvimento da tabela de
sensibilidade que relaciona eficiência operacional ao retorno sobre investimento, abrangendo
25 anos de concessão do terminal. Os resultados deste estudo destacam a relevância da gestão
eficiente dos custos operacionais no terminal PAR12, no Porto de Paranaguá. Com uma receita
projetada de R$553,8 milhões e a movimentação estimada de 2,16 milhões de veículos em 25
anos, o modelo proposto reduziu os custos em 34,92%, economizando R$41,8 milhões. Essa
otimização elevou a margem líquida de 15,78% para 23,20%, aumentou a TIR de 7,96% para
11,38%, e reverteu o VPL de -R$5,16 milhões para R$7,39 milhões. A análise de sensibilidade
evidenciou que ajustes estratégicos na mão de obra garantem sustentabilidade financeira e
maior competitividade para o terminal. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The maritime sector plays a crucial role in global trade, being responsible for handling large
volumes of cargo and requiring efficient management to ensure sustainability and
competitiveness. In terminals specialized in roll-on/roll-off cargo, the optimization of
operational costs is essential for the efficient use of resources and the maximization of financial
returns. This study investigates the influence of operational costs on the valuation of a terminal
dedicated to roll-on/roll-off cargo, focusing on the PAR12 terminal at the Port of Paranaguá.
Through analyses based on ANTAQ data, the ideal resource quantities for different volumes of
cargo handled were determined, considering space, time, and financial constraints. Special
emphasis was given to the determination of the ideal workforce curve, an essential tool for
aligning operational costs with terminal efficiency. Furthermore, a sensitivity analysis was
conducted using key variables such as the amount of labor in relation to the ideal curve per
volume of cargo handled and the percentage of variation occurrences in relation to the total
operations performed during the terminal's operational period. This analysis demonstrated how
small changes in these parameters can significantly impact the valuation. The application of the
Discounted Cash Flow (DCF) method enabled the development of a sensitivity table that links
operational efficiency to return on investment over the terminal’s 25-year concession period.
The results of this study highlight the importance of efficient management of operational cost
at the PAR12 terminal at the Porto of Paranaguá. With a projected revenue of R$553.8 million
and an estimated movement of 2.16 million vehicles over 25 years, the proposed model reduced
costs by 34.92%, saving R$41.8 million. This optimization increased the net margin from
15.78% to 23.20%, raised the IRR from 7.96% to 11.38%, and reverted the NPV from -R$5.16
million to R$7.39 million. The sensitivity analysis revealed that strategic adjustments in labor
ensure financial sustainability and greater competitiveness for the terminal. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Setor portuário, Carga Rolantes, Valuation. |
pt_BR |
dc.title |
Impacto do custo operacional na avaliação econômica e financeira de terminais portuários de cargas rolantes: Um estudo no Porto de Paranaguá |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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