Desenvolvimento de compósitos de concreto autoadensável reforçados com telas em fibra de carbono
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Senff, Luciano |
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dc.contributor.author |
Meurer, Leticia |
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dc.date.accessioned |
2024-12-19T13:39:21Z |
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dc.date.available |
2024-12-19T13:39:21Z |
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dc.date.issued |
2024-12-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262261 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Civil de Infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O concreto é amplamente reconhecido como o material de construção mais utilizado globalmente. Desta forma, melhorias contínuas são necessárias para otimizar suas propriedades e ampliar a durabilidade nas mais variadas aplicações, principalmente ao que se refere ao seu excelente desempenho à compressão, mas limitações quanto à resistência mecânica à tração. Dentro deste contexto, o concreto com fibra de carbono surge como uma alternativa às convencionais estruturas de concreto armado.
Este trabalho apresenta uma pesquisa que investigou as propriedades físicas e mecânicas de corpos de prova de concretos autoadensáveis reforçados com telas em fibra de carbono de dimensões 22 x 22 x 1 mm e 27 x 27 x 0,5 mm. Um grupo desses corpos de prova tinham telas posicionadas a 1 cm da base e o outro grupo com a utilização de duas telas — uma posicionada a 1 cm da base e a outra a 1 cm do topo da estrutura —, com o objetivo de aprimorar a resistência mecânica à tração na flexão. A pesquisa inclui testes experimentais realizados em laboratório até 28 dias de cura, variando as características e posições das telas dentro da matriz de concreto. A análise dos dados foi validada por meio de metodologia estatística ANOVA, indicando que a inclusão de duas telas na mesma matriz de concreto não gerou impactos significativos no desempenho mecânico do material. Além disso, a adição das telas não resultou em melhorias expressivas na resistência à compressão. Por outro lado, verificou-se, especialmente no compósito com abertura de malha de 22 x 22 mm, um aumento médio de 227,53% na resistência à tração na flexão, enquanto a tela com abertura de 27 x 27 mm demonstrou um percentual de 16,98%. |
pt_BR |
dc.format.extent |
73 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Concreto autoadensável |
pt_BR |
dc.subject |
Fibra de carbono |
pt_BR |
dc.subject |
ANOVA |
pt_BR |
dc.subject |
Resistência mecânica |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de compósitos de concreto autoadensável reforçados com telas em fibra de carbono |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Krause, Vinícius Ramon |
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