Zoologia de invertebrados e o ensino de biologia: análise de livros didáticos disponibilizados na rede de ensino estadual em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Zoologia de invertebrados e o ensino de biologia: análise de livros didáticos disponibilizados na rede de ensino estadual em Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Pinho, Luiz Carlos de
dc.contributor.author Rocha, Marcelo Guterres
dc.date.accessioned 2024-12-18T23:27:24Z
dc.date.available 2024-12-18T23:27:24Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 389462
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262212
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract O ensino de Ciências, particularmente de Biologia, tem evoluído ao longo das últimas décadas no Brasil. A implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio propõe uma abordagem investigativa para o ensino de Ciências da Natureza, visando desenvolver habilidades de pesquisa e pensamento crítico nos estudantes. E com o auxílio de livros didáticos o professor tem um melhor embasamento para desenvolver suas aulas. A análise dos livros didáticos feita neste trabalho enfatiza a abordagem do conteúdo de invertebrados, identifica a presença de imagens explicativas, conceitos adequados e exercícios para reforço do conteúdo. Metade dos livros analisados não apresentam o mínimo de auxílio para o professor e alunos. Os resultados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino de invertebrados.
dc.description.abstract Abstract: The teaching of Sciences, particularly Biology, has evolved over the past decades in Brazil. The implementation of the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) and the New High School curriculum proposes an investigative approach to the teaching of Natural Sciences, aiming to develop research skills and critical thinking in students. With the aid of textbooks, teachers have a better foundation to develop their lessons. The analysis of the textbooks conducted in this study emphasizes the approach to the content on invertebrates, identifies the presence of explanatory images, appropriate concepts, and exercises for content reinforcement. Half of the analyzed textbooks do not provide the minimum support for teachers and students. The results obtained indicate the need for the reformulation and updating of these educational resources to aid in the teaching of invertebrates. en
dc.format.extent 70 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Biologia
dc.subject.classification Zoologia
dc.subject.classification Invertebrados
dc.title Zoologia de invertebrados e o ensino de biologia: análise de livros didáticos disponibilizados na rede de ensino estadual em Santa Catarina
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


Files in this item

Files Size Format View
PROFBIO0056-D.pdf 3.570Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar