Educação Sanitária e Ambiental no Ensino Formal: Estudo de caso em escolas na Lagoa da Conceição, Florianópolis -SC, no Âmbito do Projeto Somos Lagoa
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mohedano, Rodrigo de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Pasin, Larissa Dorigon |
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dc.date.accessioned |
2024-12-18T20:31:42Z |
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dc.date.available |
2024-12-18T20:31:42Z |
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dc.date.issued |
2024-12-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262177 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Sanitária e Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho explora a importância da educação sanitária e ambiental no ensino formal. O
objetivo principal da pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da educação sanitária e
ambiental no ensino fundamental, por meio de objetivos específicos como elucidar o
desenvolvimento da sequência pedagógica, avaliar a implementação de práticas educativas que
promovam a conscientização sobre saneamento e meio ambiente entre os alunos e, a partir
disso, desenvolver uma cartilha com as práticas e metodologias testadas para servir como
recurso prático e acessível para os professores das escolas básicas. Para alcançar esses
objetivos, foram feitas conversas com os membros do Projeto Somos Lagoa, assim como a
análise de documentos do projeto para compreender o processo de desenvolvimento da
sequência pedagógica. Para a avaliação da sequência, foram utilizados critérios de avaliação
qualitativos, incluindo observações diretas em sala de aula, aplicação de questionários para
professores e alunos, além do desenvolvimento de projetos de educomunicação socioambiental.
Os resultados indicam que a sequência pedagógica contribuiu tanto para uma melhor
compreensão dos conceitos de saneamento quanto para um aumento na conscientização dos
alunos sobre a importância do cuidado com o ambiente onde vivem. A pesquisa conclui que
integrar a educação sanitária e ambiental no currículo escolar é fundamental para formar
cidadãos conscientes e responsáveis, ressaltando a relevância do Projeto Somos Lagoa como
uma iniciativa eficaz nesse contexto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
165 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
educomunicação socioambiental |
pt_BR |
dc.subject |
saneamento básico |
pt_BR |
dc.title |
Educação Sanitária e Ambiental no Ensino Formal: Estudo de caso em escolas na Lagoa da Conceição, Florianópolis -SC, no Âmbito do Projeto Somos Lagoa |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Moure, Eduardo Schnitzler |
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