Educação Sanitária e Ambiental no Ensino Formal: Estudo de caso em escolas na Lagoa da Conceição, Florianópolis -SC, no Âmbito do Projeto Somos Lagoa

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Educação Sanitária e Ambiental no Ensino Formal: Estudo de caso em escolas na Lagoa da Conceição, Florianópolis -SC, no Âmbito do Projeto Somos Lagoa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Mohedano, Rodrigo de Almeida
dc.contributor.author Pasin, Larissa Dorigon
dc.date.accessioned 2024-12-18T20:31:42Z
dc.date.available 2024-12-18T20:31:42Z
dc.date.issued 2024-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262177
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Sanitária e Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho explora a importância da educação sanitária e ambiental no ensino formal. O objetivo principal da pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da educação sanitária e ambiental no ensino fundamental, por meio de objetivos específicos como elucidar o desenvolvimento da sequência pedagógica, avaliar a implementação de práticas educativas que promovam a conscientização sobre saneamento e meio ambiente entre os alunos e, a partir disso, desenvolver uma cartilha com as práticas e metodologias testadas para servir como recurso prático e acessível para os professores das escolas básicas. Para alcançar esses objetivos, foram feitas conversas com os membros do Projeto Somos Lagoa, assim como a análise de documentos do projeto para compreender o processo de desenvolvimento da sequência pedagógica. Para a avaliação da sequência, foram utilizados critérios de avaliação qualitativos, incluindo observações diretas em sala de aula, aplicação de questionários para professores e alunos, além do desenvolvimento de projetos de educomunicação socioambiental. Os resultados indicam que a sequência pedagógica contribuiu tanto para uma melhor compreensão dos conceitos de saneamento quanto para um aumento na conscientização dos alunos sobre a importância do cuidado com o ambiente onde vivem. A pesquisa conclui que integrar a educação sanitária e ambiental no currículo escolar é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis, ressaltando a relevância do Projeto Somos Lagoa como uma iniciativa eficaz nesse contexto. pt_BR
dc.format.extent 165 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject práticas educativas pt_BR
dc.subject educomunicação socioambiental pt_BR
dc.subject saneamento básico pt_BR
dc.title Educação Sanitária e Ambiental no Ensino Formal: Estudo de caso em escolas na Lagoa da Conceição, Florianópolis -SC, no Âmbito do Projeto Somos Lagoa pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Moure, Eduardo Schnitzler


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