Title: | Trilhas interpretativas no ensino de ciências: uma revisão de literatura (2000 a 2023) |
Author: | Machado, Edison Alves |
Abstract: |
Na historicidade humana a trilha se encaixa como rotas e caminhos dos povos, com intuitos diversos, tomando um caráter mais contemplativo nos dias contemporâneos, além de outro, visado pela presente pesquisa: o educativo, realizado por meio das chamadas Trilhas Interpretativas. No intuito de entender se o tema é alvo de interesse da comunidade científica, a presente pesquisa se propõe por meio da revisão de literatura, organizar e demonstrar como essa ferramenta didática é encarada pelos pesquisadores. Nessa direção, o problema de pesquisa consistiu em responder a seguinte questão: Como o tema Trilhas Interpretativas e sua relação com o ensino de ciências é abordado pela comunidade científica? Para isso, foi realizada a revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Repositório Institucional BU UFSC, entre os anos de 2000 a 2023. Os resultados encontrados foram que a maior parte dos trabalhos ocorreram nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, no ambiente de Mata Atlântica, seguida do Cerrado, abordando áreas da Educação e com alunos do Ensino Fundamental. Encontrou-se uma heterogeneidade nas estratégias metodológicas. Parte dos participantes encaravam a natureza pelo seu aspecto socioeconômico e apresentaram mudanças de atitudes após as realizações das Trilhas. Alguns trouxeram produtos educativos como placas informativas e cadernetas de informações, melhorando a sua atividade de grupo e autonomia. In human historicity, the trail fits into routes and paths of people, with different purposes, taking on a more contemplative character in contemporary times, in addition to another, aimed at by the present research: educational, carried out through the so called Interpretive Trails. In order to understand whether the topic is of interest to the scientific community, this research proposes, through a literature review, to organize and demonstrate how researchers view this teaching tool. In this sense, the research problem consisted of answering the following question: How is the theme of Interpretive Trails and its relationship with science teaching approached by the scientific community? To this end, a literature review was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT) and in the BU UFSC Institutional Repository, between the years 2000 and 2023. The results found were that most of the work took place in the Northeast, South and Southeast regions, in the Atlantic Forest environment, followed by the Cerrado, addressing areas of Education and with Elementary School students. A heterogeneity in methodological strategies was found. Some of the participants viewed nature from its socioeconomic aspect and showed changes in attitudes after completing the Trails. Some brought educational products such as information boards and information booklets, improving their group activity and autonomy. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262130 |
Date: | 2024-08-16 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_Edison.pdf | 648.2Kb |
View/ |
TCC |