Prisma: projeto audiovisual sobre ferramentas de design adaptadas para o cotidiano e o autoconhecimento
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Rochelle Cristina dos |
|
dc.contributor.author |
Castro, Daniele de |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-17T00:37:07Z |
|
dc.date.available |
2024-12-17T00:37:07Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261904 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Projeto de Conclusão de Curso teve como objetivo o desenvolvimento de vídeo-tutoriais que abordam a aplicação de ferramentas criativas utilizadas em projetos de Design, adaptando-as a uma abordagem cotidiana e incentivando o uso das ferramentas para o autodesenvolvimento do espectador. Aplicando uma mescla das metodologias Duplo Diamante com o Método de Animação 2D, foi desenvolvido um processo de criação de conteúdo, adaptando ferramentas presentes no livro Como se Cria de autoria da professora Ana Veronica Pazmino, passando pela produção de uma identidade visual e seus elementos animados em motion design, gerando uma identidade audiovisual. Também foram desenvolvidas a roteirização, produção e edição de três vídeo-tutoriais que buscam ensinar e instigar o público a começar um “projeto de si”, buscando ser acessível àqueles não familiarizados com as áreas de conhecimento que tangem o Design. Foi realizada a prototipação em vídeo das ferramentas Matriz de decisão, Briefing e análise do problema e Painel visual e semântico. O projeto também busca uma integração com a proposta gráfico-editorial desenvolvido pela colega Luana Martins Sanches, sendo o conteúdo presente nos vídeos e na publicação complementares. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This Graduation Final Project had the goal of developing video tutorials addressing the application of creative tools used in Design projects, adapting them to an everyday approach and encouraging the use of the tools for the viewer's self-development. Applying a mix of Double Diamond and 2D Animation Method methodologies, it developed a process of content creation, adapting tools present in the book Como se Cria written by professor Ana Veronica Pazmino. The production of a visual identity and its animated elements in motion design, generating an audiovisual identity was also included in the process. The scripting, production and editing of three video tutorials were also developed. They intend to teach and encourage the public to start a “self-design project”, trying to be accessible to those unfamiliar with the areas of knowledge that relate to Design. Decision Matrix, Briefing and Problem Analysis and Visual and Semantic Panel were the tools prototyped.The project also seeks integration with the graphic-editorial project developed by the colleague Luana Martins Sanches, with the content present in the videos and publication being complementary. |
pt_BR |
dc.format.extent |
114 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Prisma |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas de Design |
pt_BR |
dc.subject |
Audiovisual |
pt_BR |
dc.subject |
Tutoriais |
pt_BR |
dc.subject |
Autoconhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Prisma: projeto audiovisual sobre ferramentas de design adaptadas para o cotidiano e o autoconhecimento |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar