Procedimentos para adaptação de animação 3D à realidade virtual

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Title: Procedimentos para adaptação de animação 3D à realidade virtual
Author: Salomão, André
Abstract: Atualmente, o núcleo de pesquisa do DesignLab, em colaboração com o Laboratório Tecmídia da Universidade Federal de Santa Catarina, está atualmente desenvolvendo o projeto denominado de ?Tribo da Ilha?. Uma série de animação 3D com foco educacional para crianças em idade pré-escolar. Com o avanço recente da realidade virtual, observou-se um aumento na produção de animações nessa tecnologia na indústria atual. Porém, não existe ainda uma definição padronizada para animação em realidade virtual, no qual é geralmente compreendida como o uso de computação e tecnologia sensoriais para criar um espaço tridimensional que estimule as cinco funções sensoriais. Logo, a partir desta lacuna, cada produtor procura desenvolver seu próprio método para produzir animação em realidade virtual. A área de animação em realidade virtual não possui uma quantidade de documentação acadêmica tão vasta quanto outras áreas de pesquisa acadêmica. Sendo assim, essa pesquisa foca no desenvolvimento de procedimentos específicos para adaptação de animação 3D em realidade virtual, tendo como base o projeto Tribo da Ilha, em específico no estabelecimento de uma linha de raciocínio. Essa pesquisa é de natureza aplicada, com o objetivo de gerar conhecimentos práticos voltados para a solução e adaptação de animações 3D da mídia tradicional para a realidade virtual. Considerando os temas abordados por essa pesquisa, propõe-se como procedimentos de pesquisa, etapas adaptadas a partir do livro ?Universal Methods of Design?. Separando as etapas de pesquisa em ?Planejamento e Escopo?, ?Exploração?, ?Ciclo de Produção? e ?Sintetização?. O resultado dessa pesquisa é um procedimento para adaptação de animação 3D à realidade virtual que apresenta uma linha de raciocínio para a produção do produto, com as etapas de Recorte, Observação, Idealização (seguindo pré-requisitos da realidade virtual), Preparação, Protótipo, Análise & Descobertas e Exposição. Complementando, uma tabela que separa as etapas das fases de produção (Pré-Produção, Produção e Pós-Produção) em uma escala gradual de ?Criatividade e Técnico?, que visa representar visualmente a influência da realidade virtual no processo criativo. O procedimento se apresentou como flexível, pois leva em consideração que a realidade virtual está em constante evolução. Por isso, o designer tem a possibilidade de ajustar os procedimentos de acordo com seus conceitos e pode apresentar os resultados encontrados dentro da tabela de produção na escala de Criatividade e Técnico. Espera-se que os resultados dessa pesquisa ofereçam um ponto de partida para que outros pesquisadores possam realizar suas próprias investigações e gerar novas contribuições, possibilidades e conhecimentos no campo acadêmico da animação em realidade virtual. Podendo ocorrer tanto por meio do aprimoramento dos procedimentos desenvolvidos, quanto pelo surgimento de novas abordagens e linhas de pensamento.Abstract: Currently, the research center at DesignLab, in collaboration with the Tecmídia Laboratory at the Federal University of Santa Catarina, is developing a project called ?Tribo da Ilha?. It is a 3D animation series with an educational focus for preschool-aged children. With the recent advancement of virtual reality, the current industry has observed an increase in animation production using this technology. However, there is still no standardized definition for virtual reality animation, which is generally understood as the use of computing and sensory technology to create a three-dimensional space that stimulates the five sensory functions. Therefore, due to this gap, each producer seeks to develop their method for producing animation in virtual reality. Virtual reality animation does not have as extensive academic documentation as other areas of educational research. Therefore, this research focuses on developing specific procedures for adapting 3D animation to virtual reality, based on the Tribo da Ilha project, specifically in establishing a line of reasoning. This research is of an applied nature, intending to generate practical knowledge aimed at solving and adapting 3D animations from traditional media to virtual reality. Considering the topics addressed by this research, adapted procedures from the book ?Universal Methods of Design? are proposed as research steps. The research steps are divided into ?Planning and Scope,? ?Exploration,? ?Production Cycle,? and ?Synthesis.? The result of this research is a procedure for adapting 3D animation to virtual reality, which presents a line of reasoning for the production of the product, with the stages of Selection, Observation, Ideation (following the prerequisites of virtual reality), Preparation, Prototype, Analysis & Findings, and Presentation. Additionally, a table separates the stages of production phases (Pre-Production, Production, and Post-Production) on a gradual scale of ?Creativity and Technical,? aiming to visually represent the influence of virtual reality on the creative process. The procedure is presented as flexible, as it considers that virtual reality is constantly evolving. Therefore, the designer has the possibility to adjust the procedures according to their concepts and can present the findings within the production table on the Creativity and Technical scale. It is hoped that the results of this research will provide a starting point for other researchers to conduct their investigations and generate new contributions, possibilities, and knowledge in the academic field of virtual reality animation. This could occur both through the improvement of the developed procedures and the emergence of new approaches and lines of thought.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261694
Date: 2024


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