Saúde mental e permanência estudantil: os impactos da saúde mental na permanência dos/as estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DSpace Repository

A- A A+

Saúde mental e permanência estudantil: os impactos da saúde mental na permanência dos/as estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Show full item record

Title: Saúde mental e permanência estudantil: os impactos da saúde mental na permanência dos/as estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Author: Araújo, Fernanda Hoeppers de; Camargo, Marisa
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa é evidenciar os impactos das demandas de saúde mental para a permanência estudantil na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Brasil). Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, baseado no método dialético. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário pelo Google Forms. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo temática e os quantitativos à análise estatística simples. Cinquenta (50) estudantes participaram da pesquisa, destancando-se a prevalência da oitava fase, mulheres cisgênero, pessoas que se autodeclararam brancas e solteiras. Como demandas de saúde mental emergiram: depressão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, ansiedade somada à depressão e ansiedade. Como ações de prevenção, identificou-se a insuficiência de discussões sobre saúde mental. Nas ações de enfrentamento destacaram-se a necessidade de haver mais apoio psicológico, promoção de momentos de integração sobre saúde mental, atenção aos/às estudantes recém chegados e políticas de permanência estudantil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261509
Date: 2024-12-12


Files in this item

Files Size Format View
PS Araujo Camargo.pdf 1.394Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar