Title: | Perfil das habilidades prosódicas em crianças com transtorno motor de fala |
Author: | Turcatto, Larissa Gonçalves |
Abstract: |
Introdução: O Atraso Motor de Fala (AMF) e a Apraxia de Fala na Infância (AFI), são classificados como Transtornos Motores de Fala (TMF). As alterações nas habilidades prosódicas são sinais clínicos comuns aos TMF, sendo de interesse científico estudar avaliações para dimensionar o perfil das habilidades de prosódia formal e funcional nessas populações. Objetivo: A presente dissertação teve o intuito de realizar uma série de pesquisas acerca das habilidades prosódicas em crianças com TMF. O primeiro estudo teve o objetivo de resgatar na literatura os instrumentos utilizados em pesquisas para avaliar a prosódia compreensiva e expressiva em crianças e adolescentes. O objetivo do segundo estudo era ser um piloto para uma pesquisa subsequente. Já o terceiro, e último estudo, era traçar o perfil das habilidades prosódicas em crianças de 4 a 5 anos e 11 meses de vida com TMF, comparando seu desempenho com o de crianças da mesma faixa etária e desenvolvimento global típico, que constituíam um banco de dados pré-existente. Metodologia: O primeiro estudo se trata de uma revisão sistemática de literatura, que seguiu as normas da PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses). O segundo é um estudo de caso, no qual o PEPS-C-BR foi aplicado em uma criança com AFI de quatro anos. Já o terceiro estudo é do tipo observacional, transversal, descritivo e comparativo. Foram incluídas seis crianças com TMF (três com AMF e três com AFI) e utilizado um banco de dados pré-existentes de 25 crianças com desenvolvimento global típico. Os grupos responderam as provas do PEPS-C. Os dados coletados passaram por avaliação descritiva e estatística a fim de realizar análise e comparação entre grupos. Conclusão: Na revisão sistemática foram encontrados 13 estudos, sendo que quatro desses investigaram aspectos compreensivos, quatro expressivos, e cinco investigaram compreensão e expressão. Desses, todos aplicaram o PEPS-C, sendo o protocolo mais completo e mais utilizado em pesquisas científicas dos últimos 10 anos. No estudo piloto, foi possível aplicar o PEPS-C-BR para avaliar habilidades prosódicas de uma criança com AFI. Na pesquisa final, o grupo com TMF apresentou desempenho semelhante ao grupo típico nas habilidades de recepção, e desempenho inferior na maioria das tarefas de expressão de prosódia, três das cinco tarefas expressivas apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Abstract: Introduction: Speech Motor Delay (SMD) and Childhood Apraxia of Speech (CAS) are classified as Motor Speech Disorders (MSD). Changes in prosodic skills are common clinical signs in MSD, and it is of scientific interest to study assessments to measure the formal and functional prosodic skills profile in these populations. Objective: This dissertation aimed to conduct a series of research on prosodic skills in children with MSD. The first study aimed to retrieve from the literature the instruments used in research to evaluate comprehensive and expressive prosody in children and adolescents. The objective of the second study was to serve as a pilot for subsequent research. The third and final study aimed to trace the profile of prosodic skills in children aged 4 to 5 years and 11 months with MSD, comparing their performance with that of children of the same age range and typical global development, who constituted a pre-existing database. Methodology: The first study is a systematic literature review, following the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses) guidelines. The second is a case study in which the PEPS-C-BR was applied to a four-year-old child with CAS. The third study is observational, cross-sectional, descriptive, and comparative. Six children with MSD (three with SMD and three with CAS) were included, and a pre-existing database of 25 children with typical global development was used. The groups answered the PEPS-C-BR tests. The collected data underwent descriptive and statistical evaluation for analysis and comparison between groups. Conclusion: The systematic review found 13 studies, of which four investigated comprehensive aspects, four investigated expressive aspects, and five investigated comprehension and expression. All of them used the PEPS-C, which is the most complete and most commonly used protocol in scientific research in the past 10 years. In the pilot study, it was possible to apply the PEPS-C-BR to evaluate prosodic skills in a child with CAS. In the final research, the MSD group showed similar performance to the typical group in receptive skills and inferior performance in most of the expressive prosody tasks, with three out of five expressive tasks showing statistically significant differences between groups. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261489 |
Date: | 2024 |
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