Diretrizes para o design de jogos digitais destinados à coleta de dados em pesquisas com crianças entre 6 e 12 anos

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Diretrizes para o design de jogos digitais destinados à coleta de dados em pesquisas com crianças entre 6 e 12 anos

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Title: Diretrizes para o design de jogos digitais destinados à coleta de dados em pesquisas com crianças entre 6 e 12 anos
Author: Cargnin, Filipe Aguiar
Abstract: Nos últimos anos, alguns pesquisadores passaram a utilizar os jogos digitais para coletar dados fornecidos por crianças no âmbito de pesquisas científicas com resultados promissores. Apesar disso, não foi possível encontrar um conjunto ordenado de orientações para o projeto desses jogos, de maneira a permitir explorar as suas potencialidades e lidar com as suas fragilidades. Sendo assim, este estudo teve o objetivo geral de propor um conjunto de diretrizes para o design de jogos digitais destinados à coleta de dados em pesquisas com crianças entre 6 e 12 anos. Para alcançar tal objetivo, estruturou-se esta pesquisa em seis fases distintas. Na primeira fase, realizou-se o mapeamento e a leitura de publicações que abordam os temas de interesse deste estudo. Na segunda fase, foram feitas entrevistas com designers de jogos digitais para o público infantil e pesquisadores que atuam com a coleta de dados fornecidos por crianças, com o intuito de apoiar a criação das diretrizes. A terceira fase consistiu na codificação de artigos selecionados, também com o propósito de fundamentar a criação das diretrizes. A quarta fase envolveu a elaboração da primeira versão do conjunto de diretrizes, por meio da organização dos resultados tanto do levantamento bibliográfico quanto das entrevistas. A quinta fase destinou-se à verificação dessa primeira versão, com o intuito de determinar a sua clareza, coerência e aplicabilidade. Para tanto, foram consultados profissionais cujos pareceres foram obtidos por meio de perguntas abertas e fechadas, via formulário online. Na sexta e última fase, foram feitos ajustes de acordo com os resultados da verificação, de modo a gerar a versão final do conjunto de diretrizes. Esse conjunto ficou constituído por sessenta e seis diretrizes, que foram organizadas em dez eixos temáticos conforme o seu grau de afinidade. Para cada uma dessas diretrizes, elaborou-se um detalhamento, com o intuito de fornecer esclarecimentos e exemplos de aplicação. Já para cada um dos eixos, foi atribuída uma cor e desenvolvida uma ilustração digital que tivesse alguma relação com as suas diretrizes. Sobretudo, esse instrumento permite evidenciar a complexidade envolvida na elaboração de um jogo digital para crianças, caracterizando os elementos constitutivos dessa mídia e as etapas de seu processo criação. Ele também possibilita o entendimento das particularidades dos estudos que envolvem a participação de crianças, que devem ser consideradas pelos pesquisadores em seus planejamentos. Destaca-se que a ferramenta desenvolvida fornece a designers e pesquisadores um vocabulário comum, que pode facilitar a comunicação entre esses profissionais. Além disso, esse instrumento pode tornar mais eficiente o processo de criação do jogo digital, ao elencar aquelas questões que devem ser consideradas pela equipe e fornecer orientações para a resolução de problemas que podem surgir durante o processo.Abstract: In recent years, some researchers have started using digital games to collect data provided by children in the context of scientific research with promising results. However, there was no organized set of guidelines for the design of these games in order to explore their potential and address their weaknesses. Therefore, this study aimed to propose a set of guidelines for the design of digital games intended for data collection in research with children aged 6 to 12 years. To achieve this objective, the research was structured into six distinct phases. In the first phase, a mapping and reading of publications addressing the topics of interest for this study were carried out. In the second phase, interviews were conducted with designers of digital games for children and researchers involved in data collection from children to support the creation of the guidelines. The third phase consisted of coding of selected articles, also with the purpose of supporting the creation of guidelines. The fourth phase involved the creation of the first version of the set of guidelines by organizing the results of both the literature review and the interviews. The fifth phase aimed to verify this first version to determine its clarity, coherence, and applicability. For this purpose, professionals were consulted, and their opinions were obtained through open and closed questions via an online form. In the sixth and final phase, adjustments were made according to the results of the verification to generate the final version of the set of guidelines. This tool consisted of sixty-six guidelines, organized into ten thematic axes according to their degree of affinity. For each of these guidelines, a detailed explanation was provided to offer clarification and examples of application. A color was assigned to each of the axes, and a digital illustration related to its guidelines was developed. Overall, this set of guidelines highlights the complexity involved in developing a digital game for children, by characterizing the constitutive elements of this media and the stages of its creation process. It also enables the understanding of the particularities of studies involving children's participation, which should be considered by researchers in their planning. It is worth noting that the developed tool provides designers and researchers with a common vocabulary, which can facilitate communication between these professionals. Additionally, this tool can make the creation of the digital game more efficient by listing the questions that should be considered by the team and providing guidance for solving problems that may arise during the process.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261443
Date: 2024


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