Diretrizes para a construção de marca ecológica com uso de tingimento natural e impressão botânica

DSpace Repository

A- A A+

Diretrizes para a construção de marca ecológica com uso de tingimento natural e impressão botânica

Show full item record

Title: Diretrizes para a construção de marca ecológica com uso de tingimento natural e impressão botânica
Author: Kuhnen, Gabriela
Abstract: A proposição desta tese destaca que é no contexto de Design que, estética e simbolicamente, a ?impressão botânica? aplicada em produtos de Moda participa diretamente da construção de sua ?marca ecológica?. Há diferentes técnicas de preparação e impressão botânica e os propósitos deste estudo foram também informar sobre as linguagens visuais resultantes, além de apresentar pessoas ou entidades produtoras e os posicionamentos dos públicos com interesse nessa produção. Basicamente, buscou-se evidenciar a participação da impressão botânica na construção da marca ecológica. Mas, além disso, o objetivo geral consistiu em ?propor um sistema de diretrizes para construção simbólica da marca ecológica com uso de impressão botânica e tingimento natural em produtos e acessórios de moda?. Ao empregar a expressão ?marca ecológica?, considera-se a possibilidade de construção de imagens mentais e reputação pública da marca associadas com vida natural, consciência ecológica, responsabilidade socioambiental que caminhe para a sustentabilidade, entre outros temas. A pesquisa proposta foi basicamente qualitativo-explicativa. Uma parte dos resultados foi descritiva e outra foi explicativa, cuja explicação é destinada a evidenciar e justificar a relação construtiva entre a impressão botânica e a marca ecológica. As etapas de desenvolvimento da pesquisa foram: exploratória, teórico-bibliográfica, documental, descritiva, explicativa e aplicada. Como fontes primárias ou documentais foram consideradas as informações verbais ou visuais resultantes de buscas on-line na rede digital Internet (netnografia). Assim como, as fontes primárias ou documentais, parte das fontes teórico-bibliográficas também foram identificadas e coletadas na etapa exploratória da pesquisa. A parte explicativa foi dedicada aos processos de comparação e associação coerente entre os aspectos e valores gerais da marca ecológica e os atributos técnico-materiais e estético-simbólicos da impressão botânica. Como pesquisa aplicada foi proposto um sistema de diretrizes para a construção simbólica da marca ecológica com uso de impressão botânica e tingimentos naturais validado por especialista. A impressão botânica e o tingimento natural como técnicas artesanais e semiartesanais que utilizam recursos naturais renováveis em seu processo possibilitou evidenciar valores imateriais relacionados com a consciência ecológica, com a natureza, a flora e a perpetuação da vida nesse planeta. Assim, é possível que o uso de tais recursos evoquem a imagem da marca ecológica no imaginário das pessoas interessadas, tanto por seus aspectos estéticos relacionados ao design de superfície, quanto pelos aspectos simbólicos e emocionais que dali podem ser associados. Entretanto, para ser efetivamente ecológica as marcas devem estar compromissadas com a redução dos impactos ambientais e necessitam de planejamento, gestão sistêmica e holística. Para tanto, foi proposto um sistema de diretrizes com orientações para gestão, manutenção e comunicação de marca que fortaleça a mensagem ecológica através de boas práticas e direcionamentos éticos, ecológicos e estéticos.Abstract: The proposition of this thesis highlights that it is in the context of Design that, aesthetically and symbolically, the ?ecoprint? applied to Fashion products directly participates in the construction of its ?ecological brand?. There are different botanical preparation and printing techniques and the purposes of this study were also to inform about the resulting visual languages, in addition to presenting people or entities producing them and the positions of the public interested in this production. Basically, we sought to highlight the participation of ecoprint in the construction of the ecological brand. But, in addition, the general objective was to ?propose a system of guidelines for the symbolic construction of an ecological brand using ecoprint and natural dyeing in fashion products and accessories?. When using the expression ?ecological brand?, the possibility of building mental images and public reputation of the brand associated with natural living, ecological awareness, socio-environmental responsibility that moves towards sustainability, among other themes, is considered. The proposed research was basically qualitative-explanatory. Part of the results was descriptive and another was explanatory, the explanation of which is intended to highlight and justify the constructive relationship between the ecoprint and the ecological brand. The research development stages were: exploratory, theoretical-bibliographic, documentary, descriptive, explanatory and applied. Verbal or visual information resulting from online searches on the Internet digital network (netnography) were considered as primary or documentary sources. As well as the primary or documentary sources, part of the theoretical-bibliographical sources were also identified and collected in the exploratory stage of the research. The explanatory part was dedicated to the processes of comparison and coherent association between the general aspects and values of the ecological brand and the technical-material and aesthetic-symbolic attributes of the ecoprint. As applied research, a system of guidelines was proposed for the symbolic construction of the ecological brand using ecoprinting and natural dyes, validated by an expert. Ecoprint and natural dyeing as artisanal and semi-artisanal techniques that use renewable natural resources in their process made it possible to highlight intangible values related to ecological awareness, nature, flora and the perpetuation of life on this planet. Thus, it is possible that the use of such resources evokes the image of the ecological brand in the imagination of interested people, both for its aesthetic aspects related to the surface design, and for the symbolic and emotional aspects that can be associated with it. However, to be effectively ecological, brands must be committed to reducing environmental impacts and require planning, systemic and holistic management. To this end, a system of guidelines was proposed with guidance for brand management, maintenance and communication that strengthens the ecological message through good practices and ethical, ecological and aesthetic guidelines.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261341
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0275-T.pdf 8.107Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar