"AO INFINITO E ALÉM!”: HIPERFUNCIONAMENTO E O DILEMA DA PRODUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

"AO INFINITO E ALÉM!”: HIPERFUNCIONAMENTO E O DILEMA DA PRODUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Show full item record

Title: "AO INFINITO E ALÉM!”: HIPERFUNCIONAMENTO E O DILEMA DA PRODUTIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Author: BANDEIRA, NEHEMIAS PINT; SOUSA, KASSYO AUGUSTO LIMA DE; VALE, MEKAELE FROTA DO; CRUZ, CRISTINA NITZ DA; LOBATO, FABIANA MENDES; NUNES, THIAGO SOARES
Abstract: Este artigo aborda o hiperfuncionamento no contexto organizacional de instituições de educação superior. O objetivo é compreender as principais variáveis associadas ao hiperfuncionamento, suas implicações para a saúde mental e o desempenho dos trabalhadores nesse âmbito. A metodologia baseia-se em uma revisão sistemática de literatura, análise crítica e desenvolvimento de um modelo teórico. Pretende-se que o modelo teórico elaborado para explicar o hiperfuncionamento preencha as lacunas de estudos que relacionem as áreas de administração, psicologia organizacional, educação superior e afins. Conclui-se que o hiperfuncionamento ocorre nas dinâmicas de trabalho das organizacionais, em especial, da educação superior, gerando um clima de competição acirrada entre os funcionários, comprometendo a saúde mental destes, bem como a harmonia do clima organizacional. Desse modo, identificar a existência do hiperfuncionamento é essencial para a adoção de estratégias organizacionais que mitiguem os comportamentos relacionados ao fenômeno, com vistas à promoção da saúde mental dos funcionários, entre outras consequências.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261316
Date: 2024-10-05


Files in this item

Files Size Format View
2024117.pdf 399.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar