Title: | Proposta de diretrizes para a implementação de um programa de internacionalização ?At Home? (IAH) ou Em Casa (IEC) nas instituições públicas de ensino superior brasileiras |
Author: | Rosa, Cristyane Cesarino da |
Abstract: |
Esta pesquisa teve como tema a proposta de elaboração de diretrizes para a implementação de um Programa de Internacionalização ?at home? (IaH) ou em casa (IeC) nas instituições públicas de ensino superior brasileiras. No primeiro capítulo, a apresentação, é possível encontrar as origens históricas da internacionalização do ensino superior. A questão que norteou esta pesquisa é: Como as IES públicas brasileiras podem promover a implementação de um programa de IeC institucionalmente? Essa questão está alicerçada pelo seguinte objetivo geral: apresentar uma proposta de diretrizes para a implementação de um Programa de Internacionalização ?at home? (IaH) ou em casa (IeC) nas instituições públicas de ensino superior brasileiras, viável para a aplicação nas instituições públicas de ensino superior brasileiras. Para alcançar o objetivo geral, foram elencados três objetivos específicos: a) Identificar por meio de um levantamento bibliográfico em bancos de dados nacionais a presença das práticas de internacionalização ?em casa? IeC nas instituições de ensino superior brasileiras; b) Analisar nos resultados advindos do levantamento bibliográfico nas IES brasileiras as experiências de implementação da internacionalização ?em casa? IeC e as experiências de implementação da internacionalização ?em casa? IeC, encontradas no levantamento bibliográfico e já desenvolvidas nas instituições de ensino superior brasileiras; e c) Definir eixos temáticos (estratégicos e transversais) que indiquem as ações visando à elaboração de diretrizes para a implementação de um Programa de Internacionalização em Casa (PIeC). No segundo capítulo, apresenta-se a internacionalização, seus conceitos de forma geral e, em especial, a IeC. Em seguida, são abordados a metodologia e seus conceitos, portanto, trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, bem como bibliográfica e documental, para a qual, na abordagem, foi utilizado o método misto (quali-quantitativa). É importante mencionar que foi realizado um levantamento bibliográfico que revelou as ações de IeC praticadas nas IES do Brasil. Para a análise dos resultados, optou-se pelas análises de conteúdo e de dados. O quarto capítulo propôs que os planos de institucionalização da internacionalização sejam separados em dois programas distintos: programa de mobilidade acadêmica internacional e Programa de Internacionalização em Casa (PIeC). Além disso, foram sugeridos eixos estratégicos e transversais que definem as propostas de diretrizes para a implementação de um Programa de Internacionalização ?at home? (IaH) ou em casa (IeC) nas instituições públicas de ensino superior brasileiras. O quinto capítulo apresenta as considerações finais e, em seguida, estão elencadas as referências utilizadas nesta pesquisa e indicados os apêndices. Abstract: This research has as its theme the proposal to develop guidelines for the implementation of an internationalization program ?at home? (IaH) or at home (IeC) in Brazilian public higher education institutions. In the presentation you can find the historical origins of the internationalization of higher education. The question that guides the research is: How can Brazilian public HEIs promote the implementation of an IeC program institutionally by proposing guidelines? Based on the general objective: to present a proposal for guidelines for the implementation of an ?at home? (IaH) or at home (IeC) internationalization program in Brazilian public higher education institutions, viable for application in Brazilian public higher education institutions . To achieve the general objective, three specific objectives were listed: a) Identify, through a bibliographic survey in national databases, the presence of IeC ?at home? internationalization practices in Brazilian higher education institutions; b) Analyze the experiences of implementing internationalization ?at home? IeC, found in the bibliographical survey already developed in Brazilian higher education institutions; and c) Define thematic axes (strategic and transversal) that indicate actions aimed at developing guidelines for the implementation of an Internationalization at Home Program (PIeC). In the second chapter, internationalization, its concepts in general and, in particular, IeC were presented. The methodology and its concepts were then presented. Therefore, this is an applied, descriptive and exploratory research, as well as bibliographic and documentary, for which the mixed method (quali-quantitative) was used. It presented a bibliographical survey that revealed the IeC actions practiced in HEIs in Brazil. To analyze the results, we opted for content and data analysis. The fourth chapter proposes that the Internationalization Institutionalization Plans be separated into two distinct programs: international academic mobility program and internationalization program at home. In addition to proposing strategic and transversal axes that define the proposals for guidelines for the implementation of an internationalization program ?at home? (IaH) or at home (IeC) in Brazilian public higher education institutions. The fifth chapter presents final considerations. The research was completed by presenting the references and appendices. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261305 |
Date: | 2024 |
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PPAU0314-D.pdf | 2.113Mb |
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