A influência do orçamento e do oportunismo tecnológico na inovação gerencial e no desempenho organizacional em micros, pequenas e médias empresas

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A influência do orçamento e do oportunismo tecnológico na inovação gerencial e no desempenho organizacional em micros, pequenas e médias empresas

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Title: A influência do orçamento e do oportunismo tecnológico na inovação gerencial e no desempenho organizacional em micros, pequenas e médias empresas
Author: Oliveira, Caroline Cordeiro
Abstract: A pesquisa tem como objetivo analisar a influência do orçamento e do oportunismo tecnológico na inovação gerencial e no desempenho organizacional em micros, pequenas e médias empresas. Para atingir este objetivo foi aplicado um questionário em micros, pequenas e médias empresas da região da grande Curitiba-PR. Para validar as hipóteses, os dados de 80 empresas são analisados por meio da modelagem de equações estruturais (PLS/SEM). Os resultados indicam que a utilidade das funções do orçamento teve um impacto positivo e significativo no oportunismo tecnológico. Além disso, o oportunismo tecnológico demonstrou promover a inovação gerencial da empresa, assim como a inovação gerencial de produtos e serviços. Foi observado que a inovação gerencial da empresa influenciou positivamente o desempenho dos processos internos. No entanto, as relações entre a inovação gerencial da empresa e o desempenho financeiro e de mercado não foram estatisticamente significativas. Em contrapartida, a relação entre a inovação gerencial de produtos e serviços e o desempenho financeiro, de mercado e de processos internos teve efeito positivo e significativo. Além disso, foram analisados os efeitos do orçamento fixo e flexível, que demonstraram ter um efeito positivo no oportunismo tecnológico, na inovação gerencial da empresa e na inovação gerencial de produtos e serviços. Em uma análise subsequente, foi identificado um efeito positivo e significativo da inovação gerencial de produtos e serviços no desempenho financeiro, com relação ao orçamento flexível, e no desempenho de mercado, em ambos os orçamentos fixo e flexível. Por fim, a relação entre a inovação gerencial de produtos e serviços e o desempenho de processos internos foi positiva e significativa, especialmente no caso do orçamento fixo. Os resultados deste estudo oferecem contribuições substanciais para a literatura existente sobre as funções do orçamento, oportunismo tecnológico, inovação gerencial e desempenho organizacional em micro, pequenas e médias empresas.Abstract: The research aims to analyze the influence of budget and technological opportunism on managerial innovation and organizational performance in micro, small and medium-sized companies. To achieve this objective, a questionnaire was applied to micro, small and medium-sized companies in the greater Curitiba-PR region. To validate the hypotheses, data from 80 companies are analyzed using structural equation modeling (PLS/SEM). The results indicate that the usefulness of budget functions had a positive and significant impact on technological opportunism. Furthermore, technological opportunism has been shown to promote company managerial innovation, as well as managerial innovation of products and services. It was observed that the company's management innovation positively influenced the performance of internal processes. However, the relationships between the company's managerial innovation and financial and market performance were not statistically significant. On the other hand, the relationship between managerial innovation of products and services and financial, market and internal process performance had a positive and significant effect. Furthermore, the effects of fixed and flexible budgets were analyzed, which were shown to have a positive effect on technological opportunism, the company's managerial innovation and the managerial innovation of products and services. In a subsequent analysis, a positive and significant effect of managerial innovation of products and services was identified on financial performance, in relation to the flexible budget, and on market performance, in both fixed and flexible budgets. Finally, the relationship between managerial innovation of products and services and the performance of internal processes was positive and significant, especially in the case of the fixed budget. The results of this study offer substantial contributions to the existing literature on the functions of budgeting, technological opportunism, managerial innovation and organizational performance in micro, small and medium-sized companies.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261299
Date: 2023


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