Planejamento estratégico nas Instituições de educação superior: uma análise multicaso

DSpace Repository

A- A A+

Planejamento estratégico nas Instituições de educação superior: uma análise multicaso

Show full item record

Title: Planejamento estratégico nas Instituições de educação superior: uma análise multicaso
Author: Martins, Fernanda Dornelles
Abstract: A relevância do planejamento estratégico (PE) é difundida para organizações de qualquer eixo de atuação, uma vez que fornece uma estrutura sólida para definir objetivos de longo prazo e orienta a tomada de decisão. Contribui especialmente com as Instituições de Educação Superior (IES), que tem o propósito fundamental de promover o desenvolvimento intelectual e a oferta de educação de qualidade, entretanto compõem um ambiente complexo e altamente regulamentado. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) define requisitos legais às IES, destacando-se a elaboração de um plano estratégico denominado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) periodicamente. Centrado nas instituições de educação superior, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de planejamento à luz do SINAES, investigando ainda a base conceitual dos modelos de PE; as relações entre PE e PDI; o uso de dados provenientes do SINAES como embasamento para o PE; e principais oportunidades e desafios percebidos pelos respondentes de cada uma das IES pesquisadas. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, o estudo emprega uma análise multicaso envolvendo cinco universidades federais, uma de cada região do Brasil, e se dá por meio de pesquisa documental, que oferece dados secundários; e aplicação de questionário estruturado, contendo também perguntas abertas, fornecendo dados primários. As conclusões revelam pontos exitosos, desafios e oportunidades identificados por meio das pesquisas, mostrando ajustes oportunos na gestão estratégica das universidades participantes. Este trabalho pretende gerar contribuições ao apresentar análises descritivas no campo das universidades federais brasileiras e como estão administrando e implementando estratégias em um ambiente altamente regulado, porém complexo dada a sua estrutura e abrangência.Abstract: The relevance of strategic planning (SP) is widespread across organizations of any field of activity, as it provides a solid framework for setting long-term goals and guiding decision-making. It is particularly significant for Higher Education Institutions (HEIs), whose fundamental purpose is to promote intellectual development and provide quality education. However, HEIs operate in a complex and highly regulated environment. The National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES) sets legal requirements for HEIs, emphasizing the periodic development of a strategic plan called the Institutional Development Plan (PDI). Focusing on higher education institutions, this study's main objective is to analyze the strategic planning process in light of SINAES, further investigating the conceptual basis of SP models; the relationships between SP and PDI; the use of data from SINAES as a foundation for SP; and the main opportunities and challenges perceived by respondents from each of the HEIs surveyed. Utilizing a qualitative methodological approach, the study employs a multiple case analysis involving five federal universities, one from each region of Brazil, through documentary research, which provides secondary data; and the application of a structured questionnaire, including open-ended questions, providing primary data. The conclusions reveal successful aspects, challenges, and opportunities identified through the research, indicating timely adjustments in the strategic management of the participating universities. This work aims to contribute by presenting descriptive analyses in the field of Brazilian federal universities and how they are managing and implementing strategies in a highly regulated, yet complex environment due to its structure and scope.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261272
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PGCG0096-D.pdf 3.561Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar