Title: | Mostrar(-se) para esconder(-se): os usos da fotografia e suas latências na sociabilidade contemporânea da vida on/offline |
Author: | Pires, Rodrigo Otávio Moretti |
Abstract: |
Os crescentes avanços das tecnologias da informação e comunicação (TIC) desde a década de 1960 foram tão intensos que diversos aspectos da vida cotidiana foram sendo transformadas até a segunda década do século XXI. Destaca-se a ampliação de acessos e usos sociais da internet em todos os campos da sociedade, com grande proeminência após a década de 1990. Paralelamente as mudanças macrossociológicas, tais como a globalização, novas formas de relações comerciais e a intensificação do crescimento das informações em todos os campos do conhecimento, a vida cotidiana dos indivíduos foi transformada, especialmente com o uso das TIC. O advento das mídias sociais revolucionou as formas de relacionamentos pessoais em todos os campos e modalidades de usos sociais, afetando profundamente os padrões de sociabilidade. Com o objetivo de investigar como a sociabilidade contemporânea tem relação com os usos e circulações das fotografias nas mídias sociais, realizou-se uma Etnografia na Internet, conforme inspiração dos trabalhos de Christine Hine e das considerações da Semiótica Social de Theo van Leuveen. Foram realizados ensaios fotográficos completos de 22 participantes, que procuraram espontaneamente o pesquisador desejando participar do projeto, após divulgação nas principais plataformas de relacionamento online. Todos os participantes residiam na Grande Porto Alegre (RS), região em que foram realizados os ensaios de janeiro a maio de 2019. Os participantes receberam escolheram o local e modalidade do ensaio sem qualquer influência do pesquisador, com o compromisso de escolher 15 fotografias antes da entrevista individual que seria realizada, sem qualquer critério ou orientação de como deveriam faze-lo. Após encerrarem a seleção, foi realizada a entrevista, na qual foram exploradas as características do ensaio, os porquês das decisões do processo, assim como os usos, importâncias e dificuldades referentes as imagens nas mídias socias em termos dos diversos aspectos da sociabilidade. Por doze meses o pesquisador monitorou os perfis dos participantes, para comparar as fotografias postadas dos ensaios, com as demais postagens, procurando os sentidos e usos. Com base nas análises teóricas e empíricas, proponho o conceito de disposições imagéticas, referentes a interface entre as intenções do que se mostra e do que se esconde nas/das mídias sociais. Proponho também quatro disposições imagéticas, com base nos resultados empíricos e suas análises frente a teoria sociológica. Abstract: The increasing advances in information and communication technologies (ICT) since the 1960s were so intense that many aspects of everyday life were transformed until the second decade of the 21st century. The expansion of access and social uses of the internet in all fields of society stands out, with great prominence after the 1990s. At the same time, macro-sociological changes, such as globalization, new forms of commercial relations and the intensification of the growth of information in all fields of knowledge, the daily life of individuals has been transformed, especially with the use of ICT. The advent of social media has revolutionized the forms of personal relationships in all fields and modalities of social uses, profoundly affecting the patterns of sociability. In order to investigate how contemporary sociability is related to the uses and circulation of photographs in social media, an Ethnography on the Internet was carried out, inspired by the works of Christine Hine and the considerations of Social Semiotics by Theo van Leuveen. Complete photo essays of 22 participants were carried out, who spontaneously sought out the researcher wishing to participate in the project, after disclosure on the main online relationship platforms. All participants resided in Greater Porto Alegre (RS), the region where the tests were carried out from January to May 2019. Participants were given the choice of location and modality of the test without any influence from the researcher, with the commitment to choose 15 photographs before of the individual interview that would be carried out, without any criteria or guidance on how they should do it. After finishing the selection, the interview was carried out, in which the characteristics of the essay, the reasons for the decisions of the process, as well as the uses, importance and difficulties related to images in social media in terms of the various aspects of sociability were explored. For twelve months, the researcher monitored the profiles of the participants, to compare the photographs posted from the trials, with the other posts, looking for meanings and uses. Based on theoretical and empirical analyses, I propose the concept of imagery dispositions, referring to the interface between the intentions of what is shown and what is hidden in/of social media. I also propose four imagery dispositions, based on the empirical results and their analysis in the face of sociological theory. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261211 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PSOP0733-T.pdf | 1.122Mb |
View/ |