DESAFIOS DOCENTE NO PROCESSO EDUCATIVO PARA PROMOVER A INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) - CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
Show simple item record
dc.contributor.author |
ROHMANN, KATIA MARIEL FIGUEROA |
|
dc.contributor.author |
CASSANEGO JÚNIOR, PAULO VANDERLEI |
|
dc.contributor.author |
CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON DA ROSA |
|
dc.contributor.author |
CÁ, TAÍSE GOMES DOS SANTOS |
|
dc.contributor.author |
BUENO, ISADORA DOS SANTOS |
|
dc.contributor.author |
RODRIGUES, GISELE CARDOSO |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-28T15:25:21Z |
|
dc.date.available |
2024-11-28T15:25:21Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261209 |
|
dc.description.abstract |
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior é um tema de crescente relevância, refletindo mudanças nas políticas educacionais e uma maior conscientização sobre direitos e necessidades específicas. O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções dos docentes sobre os desafios no processo educativo enfrentado para promover a inclusão na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento. A metodologia adotada foi um estudo de caso com abordagem qualitativa, caráter descritivo, utilizando entrevistas semiestruturadas com os docentes. Os resultados indicam que, embora exista uma conscientização sobre a importância da inclusão, há uma carência significativa de capacitação específica para lidar com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). As conclusões sugerem a necessidade de maior investimento em formação docente continuada e em recursos pedagógicos, bem como a implementação de políticas institucionais mais eficazes para a inclusão plena desses alunos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
DESAFIOS DOCENTE NO PROCESSO EDUCATIVO PARA PROMOVER A INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) - CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar