GESTÃO UNIVERSITÁRIA, BIG DATA E DATA DRIVEN: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO NA LITERATURA

DSpace Repository

A- A A+

GESTÃO UNIVERSITÁRIA, BIG DATA E DATA DRIVEN: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO NA LITERATURA

Show full item record

Title: GESTÃO UNIVERSITÁRIA, BIG DATA E DATA DRIVEN: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO NA LITERATURA
Author: HOFFMANN, ELISANGELA; BORNIA, ANTONIO CEZAR
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo explorar o uso da abordagem Data Driven no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), na plataforma Web Of Science (WoS). O software VOSviewer foi utilizado para apoio às análises. O corpus da pesquisa foi composto por 36 artigos, publicados a partir de 2014. Os resultados indicam que não há estudos em países da América do Sul, há poucos estudos em áreas importantes para as IES como administração, bem estar acadêmico, pesquisa e ciência aberta. Quase a totalidade dos artigos abordam o uso de dados para gestão do ensino, com modelos prescritivos e preditivos para medir, intervir e melhorar o desempenho acadêmico. Com base nos achados, é realizada uma reflexão no contexto das IES sobre a categorização do aluno em métricas de desempenho, suas implicações práticas e políticas, principalmente pelo uso de algorítmicos que podem levar à discriminação. Também refletimos a escassez de evidencias que demonstrem benefícios (ou custos) do Data Driven num contexto de adaptação pós-pandemia e de crises de financiamento, embora, uma a transformação digital crítica possa fortalecer o ensino superior frente a tantos desafios.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261099
Date: 2024-10-05


Files in this item

Files Size Format View
2024062.pdf 787.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar