PERSPECTIVAS DOS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO
Show full item record
Title:
|
PERSPECTIVAS DOS DOCENTES SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM SALA DE AULA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
Author:
|
KVITKO, LARISSA; ROGLIO, KARINA DE DÉA
|
Abstract:
|
Esse estudo se propôs a compreender a percepção dos docentes do Curso de Administração de uma Universidade Federal sobre os desafios percebidos em sala de aula, em função das ações de inclusão. Para se atingir esse objetivo foi realizado um grupo focal com seis docentes. O grupo focal foi conduzido por meio de um roteiro de entrevistas, contendo 11 perguntas. A entrevista com o grupo focal foi transcrita, gerando um arquivo em formato de texto que, foi analisado por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Como resultado da análise de conteúdo, foram identificadas quatro categorias de análise que dizem respeito a (1) estratégias que os professores utilizam para identificar alunos com deficiência (quando a mesma não é declarada); (2) necessidade de qualificação para lidar com os alunos com deficiência e melhor compreender a educação inclusiva; (3) estratégias empregadas pelos professores para auxiliar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem para os alunos com deficiência; (4) desafios enfrentados ao lidar com alunos com deficiência em sala de aula. Por fim, ficou evidente e necessidade de investimentos na formação dos docentes e no debate extensivo sobre educação inclusiva no intuito de identificar as barreiras existentes e os meios para superá-las. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260931
|
Date:
|
2024-10-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar