Resolução de sistemas de equações lineares: o pensamento computacional no escalonamento da matriz ampliada

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Resolução de sistemas de equações lineares: o pensamento computacional no escalonamento da matriz ampliada

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Gonçalves, Maria Inez Cardoso
dc.contributor.author Pacheco, Karina Gomez
dc.date.accessioned 2024-09-17T23:25:15Z
dc.date.available 2024-09-17T23:25:15Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 387699
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259800
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Neste trabalho, investigamos o pensamento computacional como uma ferramenta para a resolução de problemas. A pesquisa se concentrou em como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda o pensamento computacional em suas competências e habili- dades, bem como na inserção desse tema na formação de professores, tanto inicial quanto continuada. Além disso, examinamos como os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino médio tratam da resolução de sistemas de equações lineares e se há alguma relação com o pensamento computacional. Observou-se uma lacuna na abordagem dos sistemas lineares nos livros didáticos, especificamente na ausência do método do escalonamento de matrizes. Como resultado escrevemos, a partir do método de Gauss-Jordan, uma fluxograma para auxiliar os estudantes nesse processo, além de dois materiais didáticos: um destinado ao professor e outro ao estudante.
dc.description.abstract Abstract: In this work, we investigate computational thinking as a tool for problem-solving. The research focused on how the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [National Common Curricular Base] addresses computational thinking in its competencies and skills, as well as the integration of this theme into teacher education, both initial and continuing. Furthermore, we examined how textbooks approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) [National Textbook Program] for high school address the resolution of systems of linear equations and whether there is any relationship with computational thinking. A gap was observed in the treatment of linear systems in textbooks, specifically in the absence of the matrix scaling method. As a result, we wrote, based on the Gauss- Jordan method, a flowchart to assist students in this process, in addition to two teaching materials: one for the teacher and the other for the student. en
dc.format.extent 288 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Matemática
dc.subject.classification Equações lineares
dc.subject.classification Algorítmos
dc.subject.classification Fluxogramas
dc.title Resolução de sistemas de equações lineares: o pensamento computacional no escalonamento da matriz ampliada
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


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