Title: | Os desafios da intenção de compra de produtos eletroeletrônicos na economia circular: uma análise da perspectiva dos jovens consumidores da região da grande Florianópolis |
Author: | Souza, Eduarda Dutra de |
Abstract: |
A industrialização mundial acarretou diversos problemas para o meio ambiente e impactos na sociedade ao longo dos anos. A revolução industrial possibilitou a produção em larga escala e impactou o mundo com um novo modelo produtivo, com empregos assalariados, êxodo rural e o descarte de materiais. Devido a este cenário e seus impactos, surgiu a necessidade de reinventar o modelo produtivo, assim, surgiu a economia circular. Este novo modelo tem com intuito abandonar a produção linear (extração, produção, consumo e descarte) para uma produção circular baseada nos ciclos biológicos em que o descarte se inicia um novo processo. Esse modelo visa acelerar o desenvolvimento sustentável e reduzir o impacto ambiental. Entretanto as intenções de compra desses produtos sob a perspectiva jovem ainda não são mapeadas. Deste modo, a presente tese tem como objetivo responder à pergunta de pesquisa: ?Quais são os desafios da intenção de compra da Economia Circular para produtos eletroeletrônicos sob a perspectiva de jovens consumidores? ?. Assim, a pesquisa inicia-se com mapeamento dos principais desafios da adoção da economia circular por meio de uma revisão sistemática de literatura. Como resultado, os desafios foram identificados e categorizados em 7 classes sendo: financeiro, cadeia de suprimentos, social e consumidores, tecnologias, governamental, organizacional e outros. Posteriormente, foi realizada uma priorização destes desafios da categoria social pelo uso do método multicritério DEMATEL nas seguintes classes: qualidade, logística reversa, marca, conhecimento, moda, cultura e confiança. Em seguida, um modelo conceitual com hipóteses a serem validadas foi elaborado, revelando que os desafios culturais, percepção de qualidade e preferência por marca estão entre os principais obstáculos à intenção de compra de produtos circulares por parte dos jovens consumidores. O modelo foi valido por meio da validação de 5 hipóteses: cultura, marca, conhecimento, qualidade e confiança. Por meio da equação estrutural, o modelo foi validado e 3 hipóteses foram aprovados: qualidade, cultura e marca. Deste modo, a presente pesquisa proporcionou uma análise sobre a percepção das pressões sociais na intenção de compra dos jovens consumidores. Abstract: Global industrialization has caused several problems for the environment and impacts on society over the years. The industrial revolution made large-scale production possible and impacted the world with a new production model, with salaried jobs, rural exodus and the disposal of materials. Due to this scenario and its impacts, the need to reinvent the production model arose, thus creating the circular economy. This new model aims to abandon linear production (extraction, production, consumption and disposal) for circular production based on biological cycles in which disposal begins a new process. This model aims to accelerate sustainable development and reduce environmental impact. However, purchasing intentions for these products from a young perspective are not yet mapped. Therefore, this thesis aims to answer the research question: ?What are the challenges of purchasing intention in the Circular Economy for electronic products from the perspective of young consumers? ?. Thus, the research begins with mapping the main challenges of adopting the circular economy through a systematic literature review. As a result, the challenges were identified and categorized into 7 classes: financial, supply chain, social and consumers, technologies, governmental, organizational and others. Subsequently, these challenges in the social category were prioritized using the DEMATEL multi-criteria method in the following classes: quality, reverse logistics, brand, knowledge, fashion, culture and trust. Next, a conceptual model with hypotheses to be validated was developed, revealing that cultural challenges, quality perception and brand preference are among the main obstacles to young consumers' intention to purchase circular products. The model was validated by validating 5 hypotheses: culture, brand, knowledge, quality and trust. Using the structural equation, the model was validated and 3 hypotheses were approved: quality, culture and brand. In this way, the present research provided an analysis of the perception of social pressures on the purchasing intention of young consumers. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259787 |
Date: | 2024 |
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PEPS5878-T.pdf | 3.149Mb |
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