Title: | Além das Torres: protótipo de um jogo sério digital de herança cultural |
Author: | Machado, Taís Tournier |
Abstract: |
A dissertação aborda o contexto da era digital e a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação, especificamente, os jogos sérios digitais. destacando o desenvolvimento de um estudo de caso qualitativo. O objetivo geral é validar o protótipo do jogo sério de herança cultural Além das Torres para a faixa etária infanto-juvenil de uma escola estadual em Torres, RS. O jogo foi concebido pela equipe do LabTec, da Universidade Federal de Santa Catarina, laboratório ao qual a autora pertence, utilizando os preceitos da herança cultural. Para validar o jogo, foram considerados elementos como o patrimônio cultural: artes e artefatos, ambiente, pessoas, história; os componentes do jogo: jogabilidade, atuação, arte e design, música e som, ambos embasados por uma pesquisa de Liu, Miao e Ying que desenvolveram uma métrica para validar jogos sérios de patrimônio cultural; e as funções pedagógicas alinhadas aos preceitos da Base Nacional Comum Curricular. A validação foi realizada em uma instituição de ensino médio, na qual 34 alunos aceitaram participar da pesquisa. O processo de validação consistiu na aplicação de um questionário prévio para sondagem, seguido pela participação dos alunos no jogo e, por fim, a resposta a um segundo questionário para validar o protótipo. Os resultados da pesquisa indicam que o jogo foi validado em todos os elementos propostos, demonstrando-se como um recurso pedagógico importante a ser utilizado na educação. Abstract: The dissertation addresses the context of the digital era and the use of information and communication technologies in education, specifically, serious digital games. highlighting the development of a qualitative case study. The general objective is to validate the prototype of the serious cultural heritage game Além das Torres for the children and youth age group of a state school in Torres, RS. The game was designed by the LabTec team, at the Federal University of Santa Catarina, a laboratory to which the author belongs, using the precepts of cultural heritage. To validate the game, elements such as cultural heritage were considered: arts and artifacts, environment, people, history; the game components: gameplay, acting, art and design, music and sound, both based on research by Liu, Miao and Ying who developed a metric to validate serious cultural heritage games; and pedagogical functions aligned with the precepts of the National Common Curricular Base. Validation was carried out in a high school institution, in which 34 students agreed to participate in the research. The validation process consisted of applying a preliminary survey questionnaire, followed by students participating in the game and, finally, responding to a second questionnaire to validate the prototype. The research results indicate that the game was validated in all proposed elements, demonstrating itself as an important pedagogical resource to be used in education. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259733 |
Date: | 2024 |
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PTIC0173-D.pdf | 3.273Mb |
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