Title: | A formação de tutores em EaD na educação especial: o caso FCEE/SC |
Author: | Martins, Márcia Cristina |
Abstract: |
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que ganhou destaque no Brasil desde sua regulamentação em 1996, possibilitando a oferta de cursos a distância por diversas instituições educacionais. Em 2012, a Fundação Catarinense de Educação Especial optou por aderir a essa modalidade com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem na área de Educação Especial. Um marco significativo ocorreu no ano de 2015 com o lançamento do curso ?Formação de Tutores?, com o qual foi possível preparar tutores conteudistas para instruírem e capacitarem outros profissionais na área da Educação Especial. O objetivo deste estudo é apresentar um projeto piloto intitulado ?O papel do tutor conteudista da FCEE na formação continuada?. A metodologia adotada para esse fim envolveu pesquisa exploratória, revisão bibliográfica e análise documental subdividida para diagnosticar os cursos EaD da FCEE. O estudo também incluiu benchmarking com cinco instituições renomadas em EaD no Brasil, via questionário estruturado e documentos pedagógicos disponíveis nos sites das instituições. A investigação conduzida resultou no desenvolvimento de um projeto que contempla a reestruturação e a formação de uma equipe multidisciplinar para a capacitação de tutores conteudistas na modalidade de EaD, por meio da plataforma Moodle, que é a principal ferramenta de ensino adotada pela FCEE. Essa formação foi concebida com o intuito de sobrepujar os desafios identificados e consolidar a posição da FCEE como uma instituição de vanguarda na área de EaD, com foco na promoção da excelência em Educação Especial. Dessa maneira, a constituição de uma equipe multidisciplinar e a incorporação de novas metodologias ativas emergem como etapas indispensáveis para assegurar o êxito e a contínua relevância dos cursos EaD oferecidos por essa Fundação, alinhando-se, desse modo, às melhores práticas do segmento educacional. Abstract: Distance Education (DE) is a teaching modality that has gained prominence in Brazil since its regulation in 1996, enabling the offering of distance courses by various educational institutions. In 2012, the Catarinense Special Education Foundation (FCEE) chose to adopt this modality, aiming to train professionals to work in the Special Education field. A significant milestone occurred in 2015 with the launch of the ?Tutor Training? course, playing an important role in preparing content tutors to instruct and train other professionals in the Special Education field. The aim of this study is to present a new project, called the pilot project entitled ?The Role of Content Tutor in the Continuing Education of FCEE?, for the training of tutors in the DE modality of FCEE, and the methodology adopted for this purpose involved exploratory research, literature review, and documentary analysis, subdivided into stages to diagnose FCEE's DE courses. The study also included benchmarking with five renowned DE institutions in Brazil, using a structured questionnaire and pedagogical documents available on the institutions' websites. The conducted investigation resulted in the development of a project that encompasses restructuring and the formation of a multidisciplinary team for the training of content tutors in the DE modality, making use of the Moodle platform, which is the main teaching tool adopted by the FCEE. This training was conceived with the aim of overcoming identified challenges and consolidating the FCEE's position as a pioneering institution in the field of DE, with a primary focus on promoting excellence in Special Education. Thus, the establishment of a multidisciplinary team and the incorporation of new active methodologies emerge as indispensable steps to ensure the success and continuous relevance of the DE courses offered by the Foundation, thus aligning with the best practices in the educational sector. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Controle de Gestão, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259604 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGCG0092-D.pdf | 3.380Mb |
View/ |