Fidelidade de implementação das intervenções da estimulação de habilidades socioemocionais de crianças com TEA
Author:
Amorim, Amanda
Abstract:
A cognição social (CS) abrange o processamento de informações sobre estados emocionais e sociais e inclui três componentes principais: a Teoria da Mente (ToM), o Reconhecimento de Emoções (RE) e o raciocínio moral. Esses componentes ajudam a prever e entender comportamentos, facilitando interações sociais. Crianças típicas desenvolvem essas habilidades por volta dos quatro anos, enquanto crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente apresentam déficits, especialmente na Teoria da Mente, impactando sua interação social. Intervenções focadas em cognição social têm mostrado benefícios significativos para crianças com TEA, como a melhoria no reconhecimento de emoções e na resposta empática. Os jogos "Curiosamente" e "Caçadores de Emoções" foram projetados para desenvolver essas habilidades, com o primeiro focado na Teoria da Mente e o segundo no reconhecimento de expressões faciais e emoções. Este relatório foi realizado a partir do projeto de pesquisa e extensão “Intervenção baseada em jogos de evidências para melhorar habilidades socioemocionais no contexto de adversidade no Brasil: uma abordagem para crianças com Transtorno do Espectro Autista”, cujo objetivo principal é avaliar efeitos da intervenção baseada em jogos de cognição social em crianças com TEA.