Controle robusto via LMI aplicado ao sistema de freios ABS
Author:
Cidral, José Antônio
Abstract:
As Desigualdades Matriciais Lineares (LMI’s) constituem uma ferramenta de projeto
extremamente útil em sistemas de controle, permitindo elaborar controladores robustos
a imperfeições e incertezas da modelagem da planta. O objetivo central do projeto de
pesquisa é dar continuidade ao trabalho de mestrado da Stefany Patricia Dutra, orientado
no Laboratório de Automação e Sistemas de Controle (LASC), com o objetivo central
de compreender a teoria de controle moderno para o desenvolvimento de um controlador
robusto para um sistema veicular. O projeto de pesquisa iniciou pelo estudo e compreensão
de técnicas de controle moderno, partindo da revisão de conceitos de álgebra linear, para
controle em espaço de estados, LMI’s e controle robusto. Foi selecionado o sistema de
freios antitravamento (ABS) como planta para a aplicação dos tópicos estudados, visando
abordar o tema de conforto, estabilidade e segurança veicular. Paralelamente, foi utilizado
Python e Simulink para o desenvolvimento de um ambiente de simulações da planta
escolhida, visando manter uma base de códigos com aplicabilidade em projetos de pesquisa
conseguintes.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro Tecnológico de Joinville.
Departamento de Engenharias da Mobilidade.