Situação do currículo escolar atual e o aparente descontentamento sobre ele: um estudo de revisão
Author:
Almeida, Bruno Werlang Pasquali; Rosa, João Marcos Cardozo Hortêncio da; Knaut, Helena
Abstract:
As possibilidades para as análises curriculares são diversas e esse estudo tem por objetivo compreender as propostas curriculares apresentadas nas produções científicas relacionadas à educação básica. Como metodologia, foi utilizada a revisão bibliográfica de artigos científicos, encontrados no Portal de periódicos da CAPES e nas revistas dos Colégios de Aplicação do Brasil, a partir da combinação dos descritores “currículo” e “escolas federais”. Foram encontrados 105 artigos no total, que após leitura dos seus respectivos resumos, foram selecionados 14 artigos dentre as plataformas nas quais foi realizada a busca. Este resumo versa sobre uma das categorias construídas no projeto “Estudo sobre currículo na educação básica: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar”, com foco nos dados relacionados ao tema “propostas e análises sobre currículo escolar na educação básica”, presentes em quatro artigos analisados. Três dos artigos encontrados foram publicados em revistas de Colégios de Aplicação, vinculados a universidades federais do Brasil e um encontrado no Portal de de Periódicos CAPES. O processo analítico possibilitou observar que os artigos com o tema propostas ou análises curriculares, ao abordarem as organizações curriculares vigentes, tecem críticas a essas organizações. Os artigos analisados que apresentam novas propostas curriculares apresentam e ressaltam a importância de práticas curriculares que priorizem a inclusão de todas as pessoas de forma equânime para construirmos uma sociedade mais humana e fraterna. Depois dessa análise, deu-se início a elaboração do instrumento para pesquisa de campo com os alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação UFSC-CED baseado nas pesquisas estudadas na revisão. Assim, a pesquisa terá sequência motivada pelos estudos já realizados.