| Abstract: | Este trabalho tem o objetivo de investigar como as mídias funcionam na construção 
da imagem e na divulgação de jovens atletas, jogadores desconhecidos que procuram 
ingressar no futebol profissional, alcançando visibilidade no cenário nacional e 
internacional. Tais mídias auxiliam no processo de seleção para integrar categorias 
de base de clubes profissionais de futebol. Uma das ferramentas utilizadas por clubes 
e por jovens é o DSFootball, aplicativo que ajuda na divulgação de atletas e na 
aproximação deles com os clubes, por meio da seleção de jogadores sem fama, sem 
clube ou sem contratos de trabalho. Então, essa ferramenta permite que os atletas 
participem de mais de uma peneira ao mesmo tempo, criem perfis, além de publicar 
textos, fotos e vídeos demonstrando suas habilidades futebolísticas, bem como suas 
características físicas: idade, peso, altura, além de posição que jogam e clubes que 
atuam ou já atuaram. Assim, analisou-se como o atleta constrói sua imagem nas 
mídias sociais utilizando o DS Football e o seu perfil pessoal no Instagram, durante o 
processo de seleção realizado por clubes profissionais a partir de peneiras onlines. 
Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram construídos 
a partir da interação com o DS Football e descritos em um diário de campo a partir da 
etnografia de tela (Rial, 2022), considerando as redes de relações que podem compor 
os ambientes, sejam físicos e/ou digitais. Como resultados, mesmo que muitos 
tenham acesso às peneiras onlines e às tecnologias, existe uma lacuna que perpassa 
a falta de conhecimentos de recursos digitais, o que compromete a construção da 
imagem dos atletas e, consequentemente, a seleção e detecção para a 
profissionalização no futebol. |