Investigando a identidade profissional do professor de educação física no contexto brasileiro: estudo inicial e instrumentos psicométricos

DSpace Repository

A- A A+

Investigando a identidade profissional do professor de educação física no contexto brasileiro: estudo inicial e instrumentos psicométricos

Show full item record

Title: Investigando a identidade profissional do professor de educação física no contexto brasileiro: estudo inicial e instrumentos psicométricos
Author: Correa, Pábula Nataély Ferreira
Abstract: A identidade profissional é desenvolvida muito antes da formação inicial com o acúmulo das vivências diárias e experiências profissionais construídas ao longo do tempo. Entretanto, poucos estudos foram encontrados que de fato discutíssemos objetivos propostos na temática. pouco se sabe sobre a identidade profissional de professores de Educação Física. Portanto, o presente estudo objetivou investigar a identidade profissional do professor de Educação Física no contexto brasileiro. Especificamente, objetivou-se: (i) discutir o processo de (re)construção da identidade do professor de Educação Física em publicações brasileiras através de estudo de revisão narrativa; (ii) identificar estudos que se propuseram a construir, adaptar e/ou validar instrumentos psicométricos relacionados a identidade profissional do professor de Educação Física; e (iii) validar e estudar a sensibilidade da Escala de Identidade Profissional de Professores de Educação Física em professores de Educação Física no Brasil. Portanto, foi realizada uma revisão narrativa da literatura brasileira acerca da temática. Além disso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura internacional e nacional acerca de estudos de validação e/ou construção de questionários sobre a temática, seguindo as orientações preconizadas pelo protocolo PRISMA. Adicionalmente, por meio da EIPPEF, foram coletadas 163 respostas de professores de Educação Física, sendo utilizada a análise fatorial confirmatória e análise de consistência interna, para validação do questionário, e analisado por meio das análises de regressões multiníveis. No contexto da Educação Física, a identidade profissional do professor pode ser influenciada, por exemplo, por sua filosofia de ensino, sua abordagem pedagógica, suas experiências pessoais e profissionais. Foi identificado a presença de cinco questionários acerca da temática, sendo todos construídos e validados por pesquisadores internacionais. Um deles foi o EIPPEF, a qual apresentou a mesma estrutura fatorial para o contexto brasileiro (motivacional e envolvimento pedagógico), apesar da redução de três itens. Além disso, foi verificada a sensibilidade da escala, a qual observou-se variações em relação a formação, sexo e situação profissional. A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos sobre a identidade do professor de Educação Física, dado que a literatura atual ainda é superficial neste aspecto. Este estudo, no contexto brasileiro, ajuda a expandir a discussão política, social e educacional, oferecendo assim, aos pesquisadores de identidade do professor de Educação Física uma opção detalhada sob a visão das dimensões que avalia a identidade dos envolvidos nesta pesquisa, a fim de ampliar as implicações de sua utilização no contexto brasileiro, seja em pesquisa ou na prática docente.Abstract: Professional identity is developed long before initial education with the accumulation of daily experiences and professional experiences accumulated over time. However, there is not enough knowledge about the professional identity of Physical Education teachers. Therefore, the present study aimed to investigate the professional identity of Physical Education teachers in the Brazilian context. Specifically, the aims were: (i) to discuss the process of (re)construction of the identity of the Physical Education teacher in Brazilian publications through a narrative review study; (ii) to identify studies that proposed to develop, adapt and/or validate psychometric instruments related to the professional identity of the Physical Education teacher; and (iii) validate and study the sensitivity of the Physical Education Teachers' Professional Identity Scale in Physical Education teachers in Brazil. Therefore, a narrative review of Brazilian literature on the topic was carried out. Furthermore, a systematic review of international and national literature was carried out on validation studies and/or construction of questionnaires on the topic, following the guidelines recommended by the PRISMA protocol. Additionally, using the EIPPEF, 163 responses were collected from Physical Education teachers and confirmatory factor analysis and internal consistency analysis were applied to validate the questionnaire, and multilevel regression analyses to analyzed the data. In the context of Physical Education, the teacher's professional identity can be influenced, for example, by their teaching philosophy, their pedagogical approach, and their personal and professional experiences. The presence of five questionnaires on the topic was identified in the literature, all of which were developed and validated by international researchers. One of them was the EIPPEF, which presented the same factor structure for the Brazilian context (motivational and pedagogical involvement), despite the reduction of three items. Furthermore, the sensitivity of the scale was verified, and variations were observed in relation to education, sex and professional situation. The research highlights the need for more studies on the identity of the Physical Education teacher, given that current literature is still superficial in this aspect. This study, in the Brazilian context, helps expand the political, social and educational discussion, offering Physical Education teacher identity researchers a detailed option from the dimensional perspectives that evaluates the identity of those involved in this research, in order to expand the implications of its use in the Brazilian context, whether in research or teaching practice.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257030
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PGEF0658-D.pdf 2.326Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar