Title: | Ofuscamento em sala de aula sob novos parâmetros da ABNT NBR:15.215-3 e perspectiva do usuário |
Author: | Souza, Ana Paula Silva; Santos, Maxuel Soledade; Monteiro, Larissa Arêdes; Mendes, Ludmila Cardoso Fagundes; Souza, Roberta Vieira Gonçalves de |
Abstract: |
A revisão da norma brasileira de iluminação natural propõe a análise da qualidade da iluminação natural em espaços internos a partir de novos critérios, incluindo o ofuscamento. O ofuscamento causado pela luz natural pode acarretar perda de desempenho por usuários de ambientes de ensino. Esse trabalho buscou analisar o ofuscamento em uma sala de aula da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir de simulação computacional e de questionários. A percepção dos usuários sugere que o ofuscamento pode ser maior do que o indicado em simulação computacional. Concluiu-se que dispositivos de controle são essenciais para mitigação do desconforto por ofuscamento pela luz natural nesses ambientes. The review of the Brazilian day lighting standard proposes the analysis of the quality of natural lighting in internal spaces based on new criteria, including glare. Glare caused by natural light can lead to a loss of performance for users of teaching environments. This work sought to analyze glare in a classroom at the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), based on computer simulation and questionnaires administered to users. User perception suggests that glare may be greater than indicated in computer simulation. It was concluded that control devices are essential for mitigating daylight glare discomfort in these environments. |
Description: | Esse trabalho buscou analisar o ofuscamento em uma sala de aula da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir de simulação computacional e de questionários. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256834 |
Date: | 2024-08-07 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
17.pdf | 917.8Kb |
View/ |