| Title: | Modelo do comportamento de motocicletas em curva em regime permanente | 
| Author: | Reinert, Gustavo Cisz | 
| Abstract: | Apresenta-se neste trabalho o desenvolvimento de um sistema de equações para modelar o estado de uma motocicleta realizando uma manobra de curva em regime permanente. Inicialmente, uma revisão do modelo de bicicleta, comumente utilizado nesse tipo de simulação de dinâmica veicular, é realizada. Depois, as características relacionadas à dinâmica de motocicletas são investigadas. Um novo sistema de equações é formulado com base no modelo de bicicleta, com as alterações necessárias, e foco no equilíbrio do momento de guinada. Esse sistema é simulado em diferentes cenários de manobras de curvas para uma motocicleta hipotética, com parâmetros obtidos na literatura. Seus resultados são analisados, não sendo observadas incoerências nos valores obtidos, reproduzindo o comportamento que seria esperado de uma motocicleta real. In this graduation thesis, the development of a system of equations to model a motorcycle cornering at steady-state is presented. To start with, the bicycle model, commonly used in vehicle dynamics simulation, is reviewed. Then, the properties related to motorcycle dynamics is explored. A new system of equations is created based on the bicycle model, including the necessary modifications and a focus on the yaw moment equilibrium. The system is simulated at different cornering scenarios for a hypothetical motorcycle, with parameters obtained from the literature. The results are analyzed, which do not present any unexpected values, successfully reproducing the behavior that would be expected from a real motorcycle. | 
| Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Automotiva. | 
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255994 | 
| Date: | 2024-07-01 | 
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| TCC.pdf | 3.514Mb | View/ | TCC |