Planejamento estratégico para Escola de Educação Infantil Big Friends

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Planejamento estratégico para Escola de Educação Infantil Big Friends

Mostrar registro completo

Título: Planejamento estratégico para Escola de Educação Infantil Big Friends
Autor: Weiss, Guilherme Agostinho
Resumo: WEISS, Guilherme Agostinho. Planejamento Estratégico para a Escola de Educação Infantil Big Friends. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Administração). Curso de Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2024. O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o processo de planejamento estratégico. O objetivo geral é elaborar um planejamento estratégico para a Escola de Educação Infantil Big Friends. O plano desenvolvido foi baseado no modelo de Pereira (2008), que é composto por declaração de valores, missão, visão, fatores críticos de sucesso, análise externa, análise interna, questões estratégicas, estratégias e ações estratégicas. O plano foi elaborado pelo acadêmico e pelos gestores da escola. O processo de planejamento estratégico foi considerado muito valioso para a organização, auxiliando-a a olhar diferentes perspectivas fora da empresa e melhor enxergar a própria instituição e seu ambiente. O trabalho apresenta introdução, fundamentação teórica, metodologia, estudo de caso (apresentando o planejamento estratégico da escola Big Friends), e considerações finais. O processo revelou a importância não apenas dos resultados obtidos, mas também do próprio desenvolvimento do plano, oferecendo uma visão clara dos desafios futuros e das oportunidades a serem exploradas. O trabalho promoveu uma compreensão mais profunda da organização e do mercado, indicando a estabilidade financeira e a necessidade de ajustes na participação de mercado. Entende-se o Planejamento Estratégico como parte essencial para orientar o crescimento sustentável da escola e deve ser continuamente revisado e atualizado para assegurar sua eficácia a longo prazo.WEISS, Guilherme Agostinho. Strategic Planning for the Big Friends Early Childhood Education School. Undergraduate Thesis (Bachelor’s degree in Business Administration). Business Administration Course, Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, 2024. This undergraduate thesis focuses on the Strategic Planning Process. The general objective is to develop a strategic plan for the Big Friends early childhood education school. The plan was based on Pereira's (2008) model, which comprises a declaration of values, mission, vision, critical success factors, external analysis, internal analysis, strategic issues, strategies, and strategic actions. The plan was developed by the academic and a team composed of the school managers. The strategic planning process was considered very valuable for the organization, helping it to look at different perspectives outside the company and better understand its own institution and environment. The work presents an introduction, theoretical foundation, methodology, case study (showing the strategic planning of the Big Friends school), and final considerations. The process revealed the importance not only of the results achieved but also of the development of the plan itself, providing a clear view of future challenges and opportunities to be explored. The work promoted a deeper understanding of the organization and the market, indicating financial stability and the need for adjustments in market share. Strategic Planning is understood as an essential part to guide the school's sustainable growth and should be continuously reviewed and updated to ensure its long-term effectiveness.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255980
Data: 2024-06-09


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC.pdf 902.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar