Comparativo técnico-econômico de obras de estabilização para taludes rodoviários: estudo de caso da BR-476

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Comparativo técnico-econômico de obras de estabilização para taludes rodoviários: estudo de caso da BR-476

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Julian Asdrubal Buritica
dc.contributor.author Koerner, Tatiana Thaiza
dc.date.accessioned 2024-07-10T23:08:02Z
dc.date.available 2024-07-10T23:08:02Z
dc.date.issued 2024-06-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255861
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Civil de Infraestrutura. pt_BR
dc.description.abstract O modal rodoviário é o principal sistema de transporte do Brasil, no entanto, a ocorrência de instabilidade de taludes e encostas naturais em rodovias tem acarretado prejuízos para os usuários e administração pública. Diante disso, estudos sobre as causas das instabilidades e dos métodos de estabilização de taludes, com o uso de sistemas de contenção, tem se tornado imprescindível. Portanto, neste trabalho apresenta-se a análise de duas ocorrências de instabilidade de taludes localizadas nos quilômetros 12.5km e 21.9km, às margens da rodovia BR-476/PR, que apresentou várias rupturas ao longo de um trecho de 18km, durante os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, período cujas precipitações foram, acima da média da região. Na época, a empresa responsável adotou a técnica de retaludamento, que ora é comparada com dois sistemas de contenção, o solo grampeado e a cortina atirantada. Utilizando o programa SLOPE/W, pacote do software GeoStudio 2023, foram exploradas as análises de estabilidade, levando em conta o fator de segurança mínimo aceitável pela norma, antes e após a simulação da contenção proposta, de acordo com o método rigoroso de Morgenstern e Price (1965). Foram analisados a estratigrafia do local e seus parâmetros de resistência a partir de investigações geológicas-geotécnicas da área de estudo. Após todas as verificações constatou-se que a técnica de solo grampeado é a melhor solução para ambas as ocorrências. pt_BR
dc.description.abstract Road transport is Brazil's main transportation system, but the occurrence of slope instability and natural slopes on highways has caused damage to users and public administration. In view of this, studies into the causes of instability and methods of stabilizing slopes using containment systems have become essential. Therefore, this paper presents an analysis of two instances of slope instability located at kilometers 12.5km and 21.9km, on the banks of the BR-476/PR highway, which presented several ruptures along an 18km stretch, during the months of December 2015 and January 2016, a period when rainfall was above average for the region. At the time, the company in charge adopted the slope restoration technique, which is now compared with two containment systems, the stapled soil and the cable-stayed curtain. Using the SLOPE/W program, a GeoStudio 2023 software package, the stability analyses were explored, taking into account the minimum safety factor acceptable under the standard, before and after the simulation of the proposed retaining wall, according to the rigorous method of Morgenstern and Price (1965). The stratigraphy of the site and its resistance parameters were analyzed based on geological-geotechnical investigations of the study area. After all the verifications, it was found that the stapled soil technique is the best solution for both occurrences. pt_BR
dc.format.extent 137 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Estabilidade de taludes pt_BR
dc.subject Solo Grampeado pt_BR
dc.subject Cortina Atirantada pt_BR
dc.title Comparativo técnico-econômico de obras de estabilização para taludes rodoviários: estudo de caso da BR-476 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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