Plano de negócio: AFGC Empreendimentos Imobiliários em Florianópolis - Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Plano de negócio: AFGC Empreendimentos Imobiliários em Florianópolis - Santa Catarina

Mostrar registro completo

Título: Plano de negócio: AFGC Empreendimentos Imobiliários em Florianópolis - Santa Catarina
Autor: Carioni, Gabriel Grieco
Resumo: Este trabalho apresentou um plano de negócios para a empresa AFGC, idealizada por dois amigos em Florianópolis, com o objetivo de atuar no mercado imobiliário. A empresa começará suas atividades com a prática de "house flipping" e, em seguida, pretende se expandir para a construção de casas geminadas e pequenos conjuntos habitacionais. No futuro, a empresa planeja construir conjuntos habitacionais maiores, mais modernos e sustentáveis. Após a execução da fundamentação teórica, foram averiguados os aspectos jurídicos e tributários do empreendimento. Foi realizada uma pesquisa mercadológica com o intuito de analisar o mercado imobiliário em Florianópolis/SC, sob o aspecto dos clientes e dos concorrentes. A pesquisa serviu de embasamento para a construção do plano de marketing da AFGC, bem como para a tomada de decisões estratégicas. O estudo também demonstrou como foi estruturado o plano operacional do negócio. Foram realizadas projeções financeiras em três diferentes cenários: pessimista, otimista e realista. Conclui-se que o presente trabalho atingiu todos os objetivos esperados e comprovou a viabilidade do empreendimento imobiliário focado em house flipping na cidade de Florianópolis, onde a empresa AFGC deverá obter o retorno do investimento em um período aproximado de 20 meses, de acordo com as previsões financeiras do cenário realista.This work presented a business plan for AFGC, a company envisioned by two friends in Florianópolis, with the goal of operating in the real estate market. The company will begin its activities with the practice of "house flipping" and then intends to expand to the construction of duplex houses and small housing complexes. In the future, the company plans to build larger, more modern, and sustainable housing complexes. After the theoretical foundation was executed, the legal and tax aspects of the enterprise were examined. A market research was conducted to analyze the real estate market in Florianópolis/SC, from the perspective of clients and competitors. The research served as the basis for the construction of AFGC's marketing plan, as well as for strategic decision-making. The study also demonstrated how the business's operational plan was structured. Financial projections were made in three different scenarios: pessimistic, optimistic, and realistic. It is concluded that this work achieved all expected objectives and proved the viability of the real estate venture focused on house flipping in the city of Florianópolis, where AFGC should obtain a return on investment in approximately 20 months, according to the financial forecasts of the realistic scenario.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255679
Data: 24-07-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_formatacao.pdf 1.889Mb PDF Visualizar/Abrir TCC
TCC_formatacao.pdf 1.889Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar