Impacto do marketing de influência nos hábitos de consumo de moda feminina

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Impacto do marketing de influência nos hábitos de consumo de moda feminina

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Título: Impacto do marketing de influência nos hábitos de consumo de moda feminina
Autor: Ribeiro, Lara Faria
Resumo: O artigo propõe compreender o impacto dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo de moda feminina, em especial, quanto a contribuição para a construção e o fortalecimento de mar-cas, bem como o engajamento e a lealdade dos consumidores. Para isso, foram analisadas de que forma campanhas de Marketing de Influência condicionam as consumidoras através das redes sociais, com foco particular nas redes sociais Instagram e TikTok. A metodologia adotada foi qualitativa, com coleta de dados através de grupo focal com 10 respondentes. Os resultados revelaram que influenciadores desempenham um papel importante na percepção de marca pro-porcionando uma conexão mais pessoal e autêntica, e ampliam significativamente o alcance e a visibilidade das marcas. Além disso, as estratégias que envolvem conteúdo autêntico e engajador mostraram-se mais eficazes na construção de uma percepção positiva e na promoção da lealdade do consumidor. A análise dos dados permitiu observar que o Marketing de Influência é uma ferramenta significativa para as empresas na indústria da moda feminina, especialmente quando as campanhas são cuidadosamente planejadas e executadas; levando em consideração a escolha dos influenciadores e as estratégias de engajamento utilizadas. Este estudo contribui para a com-preensão do impacto do Marketing de influência no setor da moda, oferecendo recomendações práticas para empresas que desejam otimizar suas estratégias de comunicação e fortalecer suas marcas através das redes sociais.The article proposes to understand the impact of digital influencers on women's fashion con-sumption habits, in particular, regarding their contribution to the construction and strengthening of brands, as well as consumer engagement and loyalty. To this end, we analyzed how Influenc-er Marketing campaigns influence consumers through social networks, with a particular focus on the social networks Instagram and TikTok. The methodology adopted was qualitative, with data collection through a focus group with 10 respondents. The results revealed that influencers play an important role in brand perception, providing a more personal and authentic connection, and significantly expanding the reach and visibility of brands. Furthermore, strategies involving authentic and engaging content have been shown to be more effective in building positive per-ception and promoting consumer loyalty. Data analysis allowed us to observe that Influencer Marketing is a significant tool for companies in the women's fashion industry, especially when campaigns are carefully planned and executed; taking into account the choice of influencers and the engagement strategies used. This study contributes to understanding the impact of Influencer Marketing on the fashion sector, offering practical recommendations for companies that wish to optimize their communication strategies and strengthen their brands through social networks.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255662
Data: 2024-06-30


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