Planejamento estratégico: o caso de uma varejista de materiais para construção

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Planejamento estratégico: o caso de uma varejista de materiais para construção

Mostrar registro completo

Título: Planejamento estratégico: o caso de uma varejista de materiais para construção
Autor: Goularte, Júlia Botega
Resumo: O trabalho tem como objetivo desenvolver um planejamento estratégico para a empresa Lojão da Construção, uma pequena varejista de materiais para construção localizada no sul de Santa Catarina. Diante dos problemas de gestão observados na empresa, como a ausência de objetivos claros e uma cultura organizacional voltada para resultados, o estudo busca propor estratégias que possam transformar a gestão informal em uma abordagem estratégica e bem fundamentada. Para isso, utiliza-se a definição da identidade organizacional, a análise dos ambientes interno e externo, a proposição de estratégias adaptadas e o desenvolvimento de um mapa estratégico com o uso do Balanced Scorecard (BSC). Caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo e descritivo, utilizando análise documental, entrevistas e observação sistemática como forma de coleta de dados. Os achados de pesquisa indicam: a empresa sofre ameaças significativas de novos grandes concorrentes e de fornecedores que não mais utilizam os varejistas como intermediários de seus processos logísticos; o aumento da participação das vendas online implica necessidade de mudanças nos processos de empacotamento e diversificação das plataformas de vendas utilizadas; a localização estratégica da empresa é também um ponto de conflito a ser solucionado através da compra do imóvel próprio; a empresa é reconhecida no mercado local, no entanto, deixa a desejar em seu posicionamento e marketing, confiando apenas em sua reputação de 40 anos de negócio. Através do plano de ação e orçamentos construídos, os resultados esperados incluem a melhoria na tomada de decisões, a organização dos processos internos e a criação de uma cultura focada em metas e resultados. O estudo finaliza considerando que a implementação de um planejamento estratégico bem estruturado pode proporcionar uma vantagem competitiva relevante, além de contribuir para a sustentabilidade e crescimento da empresa no longo prazo.The objective of this work is to develop a strategic plan for Lojão da Construção, a small retail construction materials company located in southern Santa Catarina. Given the management issues observed in the company, such as the lack of clear objectives and a results-oriented organizational culture, the study seeks to propose strategies that can transform informal management into a strategic and well-founded approach. To this end, it uses the definition of organizational identity, the analysis of internal and external environments, the proposition of adapted strategies, and the development of a strategic map using the Balanced Scorecard (BSC). This study is characterized as a qualitative and descriptive case study, utilizing document analysis, interviews, and systematic observation as methods of data collection. The research findings indicate: the company faces significant threats from new large competitors and suppliers who no longer use retailers as intermediaries in their logistics processes; the increase in online sales participation implies the need for changes in packaging processes and diversification of sales platforms used; the strategic location of the company is also a point of conflict to be resolved through the purchase of its own property; the company is recognized in the local market, however, it falls short in its positioning and marketing, relying solely on its 40-year business reputation. Through the constructed action plan and budgets, the expected results include improved decision-making, organization of internal processes, and the creation of a goal and results-focused culture. The study concludes by considering that the implementation of a well-structured strategic plan can provide a significant competitive advantage, in addition to contributing to the company's sustainability and growth in the long term.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255661
Data: 2024-07-01


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
[Oficial] TCC - Planejamento Estratégico.pdf 4.704Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar