Análise do processo de planejamento de compras para a biblioteca de uma universidade federal brasileira

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Análise do processo de planejamento de compras para a biblioteca de uma universidade federal brasileira

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Título: Análise do processo de planejamento de compras para a biblioteca de uma universidade federal brasileira
Autor: Marques, Luziane Cordova
Resumo: O presente trabalho de conclusão aborda a competência da equipe de planejamento na gestão de processos licitatórios, enfatizando desde a recepção das demandas iniciais até a homologação e aquisição de bens materiais de consumo e permanente. Com o objetivo principal de analisar as práticas promovidas voltadas ao planejamento das compras de uma biblioteca universitária de uma instituição de ensino federal brasileira, à luz da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 14.133/2021), a partir do estudo da lei no que se refere o planejamento, foi realizada, por meio de pesquisa documental e pesquisa-ação, a investigação da atuação de uma Comissão de Trabalho institucionalizada em 2017, responsável por planejar e executar as aquisições de materiais, propondo-se ações práticas para reavaliar os procedimentos e atividades desenvolvidas por deste grupo, afim de aprimorar a eficácia, eficiência e efetividade dos processos licitatórios na biblioteca, em conformidade com o que prevê a inovação legislativa. Validando, assim, a importância do planejamento como função fundamental no processo de compras para a otimização dos resultados das contratações da instituição, pertencente à Administração Pública.This conclusion work addresses the competence of the planning team in managing bidding processes, focusing from the reception of initial demands to the approval and acquisition of consumer and permanent goods. With the main objective of analyzing the practices promoted external to the planning of purchases from a university library of a Brazilian federal educational institution, in light of the new Bidding and Administrative Contracts Law (Law 14.133/2021), based on the study of the law in Regarding planning, through documentary research and action research, an investigation into the performance of an institutionalized Working Committee in 2017, responsible for planning and executing material acquisitions, was carried out, proposing practical actions to reevaluate the procedures and activities developed by this group, with the aim of improving the effectiveness, efficiency and effectiveness of bidding processes in the library, in accordance with the provisions of legislative innovation. Thus validating the importance of planning as a fundamental function in the purchasing process to optimize the results of the institution's contracts, belonging to the Public Administration.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255659
Data: 2024-07-27


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